12 de set. de 2009

RIO GRANDE DO SUL - AS MÚSICAS


CÉU, SOL, SUL
Eu quero andar nas coxilhas
sentindo as flexilhas das ervas no chão.
Ter os pés roseteado de campo
ficar mais trigueiro com o Sol de verão.
Fazer versos cantando as belezas
desta natureza sem par.

E mostrar para quem quiser ver
um lugar para viver sem chorar.



É o meu Rio Grande do Sul
Céu, Sol, Sul
Terra e cor.
Onde tudo que se planta cresce
E o que mais floresce é o amor.

Eu quero me banhar nas fontes
e olhar o horizonte com Deus.
E sentir que as cantigas nativas
continuam vivas para os filhos meus.
Ver os campos florindo e crianças
sorrindo felizes a cantar.

E mostrar para quem quiser ver
um lugar para viver sem chorar.





QUERÊNCIA AMADA
Quem quiser saber quem sou
Olha para o céu azul
E grita junto comigo
Viva o Rio Grande do Sul
O lenço me identifica
Qual a minha procedência
Na província de São Pedro
Padroeiro da Querência
Ó meu Rio Grande de encantos mil
Disposto a tudo pelo Brasil
Querência amada dos parreirais
Da uva vem o vinho
Do povo vem o carinho
Bondade nunca é demais
Meu coração é pequeno
Porque Deus me fez assim
O Rio Grande é bem maior
Mas cabe dentro de mim
Sou da geração mais nova
Poeta bem macho e guapo
Nas minhas veias escorre
O sangue herói de farrapo
Deus é gaúcho de espora e mango
Foi maragato ou foi chimango
Querência amada meu céu de anil
Este Rio Grande gigante
Mais uma estrela brilhante
Na bandeira do Brasil
Victor Mateus Teixeira, o Teixeirinha




HINO RIO-GRANDENSE
Como a aurora precursora
do farol da divindade,
foi o Vinte de Setembro
o precursor da liberdade.
Mostremos valor, constância,
nesta ímpia e injusta guerra,
sirvam nossas façanhas
de modelo a toda terra.
Mas não basta p´ra ser livre
ser forte, aguerrido e bravo,
povo que não tem virtude
acaba por ser escravo.
Francisco Pinto da Fontoura

Nenhum comentário: