30 de set. de 2009

O QUERO-QUERO


Estou trabalhando sobre o Rio Grande do Sul - símbolos, costumes, lendas, curiosidades - com meus alunos da 4ª série, como disse anteriormente.
A aluna Aléxia B. dos Santos, da turma 43, trouxe esta semana o livro "Sobrevoos - o que as aves brasileiras veem lá de cima", de Lalau e Laurabeatriz.

No livro encontramos várias poesias, relacionadas com os assuntos que estamos trabalhando em aula.

Entre elas temos a do quero-quero, que segue abaixo.

Obrigada Aléxia pela contribuição!


O QUERO-QUERO E AS FAZENDAS

Fico de olho em tudo.
De Sol a Sol,
De chuva em chuva,
Noite e dia.

Sou sentinela, porteiro,
Segurança, vigia.
A qualquer hora,
Se vejo um intruso,
De meu grito faço uso
E já mostro a espora.

Vaca, boi, cavalo,
Bezerro, mula, carneiro:
Todos me têm
Como bom companheiro.

Minha paixão
É o campo aberto.
Meu ninho no chão,
Toda esta paisagem,
O Sol, o ar, a liberdade,
O verde da pastagem.

Tenho cá esta valentia
De capataz.
Mas o que eu quero,
Quero mesmo,
É viver em paz.

Obs.: trabalho realizado em setembro de 2009.

Nenhum comentário: