12 de jan. de 2010

VOCÊ ADORA O TUX PAINT???



Apresento a vocês o criador do TUX PAINT! 
Este é o americano Bill Kendrick, 
ao lado do seu filho.
-->

Esta reportagem consta na Revista Espírito Livre, de outubro de 2009, tendo João Fernando Costa Júnior como autor. 
Eu, assim como muitas crianças e adultos, adoro o Tux Paint!
Vale a pena conferir o que inspirou Bill a criá-lo e como tudo aconteceu. 


Revista Espírito Livre: De onde você é? Fale um pouco sobre você para os leitores.
Bill Kendrick: Eu atualmente moro em Davis, Califórnia, com minha esposa e com meu filho pequeno. Eu cresci e fui para a escola na Califórnia.

REL: O que e onde você estudou?
BK: Fui para a Universidade do Estado de Sonoma, onde eu recebi meu diploma de Bacharel em Ciência da Computação.


REL: Desde quando você usa Software Livre? Qual sua distribuição Linux favorita?
BK: Eu comecei usando software livre - sem pensar muito sobre isso - na faculdade como parte do currículo de Ciência da Computação (Compilador GCC em SunOS e Solaris, editor EMACS, etc.). Quase na época que eu estava para ser graduado (em 1998), um amigo me apresentou o RedHat Linux. Eu não tinha um computador moderno nesta época. Usava um horrível e ultrapassado Windows 95, um antigo PC IBM para discar para o Unix e sistemas VAX na escola.
-->
Nos laboratórios tivemos Macs da Apple (não PCs!) e alguns terminais X-Window.
Eu aprendi alguma coisa da biblioteca XWindow (Xlib) e escrevi alguns jogos, e quando aprendi que eu poderia usar o Unix e o X-Window em casa, eu decidi por o RedHat no meu moderno computador de segunda mão Pentium 133 MHz. Eu alegremente deletei o Windows 95 que estava instalado nele.
No começo de 1990 ajudei a fundar o "Linux Users' Group of Davis", o qual atualmente mais uma vez sou o presidente. Eventualmente, devido as frustrações de dependências com os pacotes RPM, e com o número de fãs da distribuição Debian no meu LUG (Linux User Group) oferecendo assistência técnica, eu mudei para o Debian.
Infelizmente eu comecei a ter uma frustração semelhante usando o Debian. Eu queria o último e melhor ambiente de trabalho (eu realmente amo o KDE 3), mas muitas vezes ele requer instalação de pacotes externos dos repositórios oficiais. Uma vez que o projeto Kubuntu foi anunciado, eu me liguei ao Ubuntu. Então, eu amo e respeito o Debian, mas achei o Kubuntu mais prático para mim.

REL: Como o projeto Tux Paint começou (e quem é o "pai" do Tux Paint)?
BK: Em 2002, um dos membros da minha mencionada LUG que havia instalado o Debian Jr. para seus filhos (idade entre 4 e 7 anos), eles estavam tristes por não ter achado um programa de desenho para crianças. Eu tinha escrito um grande número de games usando o Direct Media Layer Library no Linux, e eu tinha feito algumas manipulações gráficas com o CGI no meu site, então eu decidi que eu poderia facilmente fazer alguma coisa para as crianças. Eu não esperava focar tanto nisso 7 anos depois! A maioria dos meus jogos são "terminados" em alguns dias ou semanas e eu sou o único que trabalha neles.

REL: Tux Paint lembra o "Paint", encontrado no Microsoft Windows. É essa a idéia? Alguma coisa equivalente a esse software?

BK: Microsoft Paint é uma piada, e eu sempre fico muito triste quando as pessoas comparam o Tux Paint com ele! O design do Tux Paint foi influenciado pela simplicidade do PalmOS (minha esposa e eu temos o Palm III) e minha lembrança de vários programas de pintura de computadores de 8-bits: meu Atari XL e o Commodore 64 do meu irmão. Se você percebeu no Tux Paint quando você clica em Save, você  não e perguntado para qual o destino ou nome do arquivo, e quando você  clica Open para baixar a figura, ele simplesmente te mostra todas as imagens salvas. Isso vem do Palm, um sistema baseado em um "banco de dados" - ao invés de ser um sistema baseado em um sistema de arquivos.

REL: No seu país como é usado o software livre na educação? Tem alguma resistência?
BK: Eu não estou muito próximo dos educadores, então é difícil dizer. Eu sei que tem alguns lugares (como Havaí)  onde o software livre e o código aberto decolou. Entretanto eu sinto que muitos educadores não sabem sobre isto ainda. Pior, e quando educadores querem usar, mas as escolas ou departamentos TI dizem que eles não podem.


REL: Na sua opinião, quais as vantagens de usar o software livre na educação?
BK: Obviamente o preço. As escolas nos EUA parecem subfinanciadas, para não ter que pagar o software, sendo assim muito útil. Na mesma linha disso, custo zero e fácil para as crianças usem o mesmo software em casa. Isso, também ajuda, muitas vezes, o mesmo software estar disponível para múltiplas  plataformas. (As escolas têm o Linux para seus clientes usarem o Tux Paint, mas seus pais têm o Windows e seus avós têm o Mac? Não  tem problema...

REL: Tux paint é um famoso programa que está incluso na maioria das distribuições do Linux e venceu vários prêmios. Qual o segredo do sucesso?
BK: Eu acho que o Tux Paint preencheu um nicho. Não é só uma solução  para os usuários do Linux que estão procurando software de arte para crianças (o qual era o seu propósito original), mas isto se tornou a solução para as escolas que usando o sistema MAC OS X os quais não  poderiam usar o Kid Pix (um programa proprietário  de desenho para crianças  que foi criado na metade de 1980 para Mac). Demorou muito tempo para uma versão compatível com o OS-X fosse inventada. Tux Paint também tem a vantagem de custar muito menos do que qualquer produto comercial.
Eu gosto de pensar também que o Tux Paint é fácil mas não 'tão idiota', nem também 'tão na cara'. Muitas mídias para crianças (televisão, softwares, etc.) são muito 'tolas', os quais eu sempre achei chato, mesmo quando criança.

REL: Muitas pessoas reclamam dizendo que não existe software livre na educação. O que você diria para essas pessoas?
BK: Visite o site: http://www.schoolforge. net/education-software para começar!

REL: Muitas escolas estão usando o Tux Paint. O que você pensa sobre isso?
BK: Estou extremamente feliz!

REL: Quem são os principais contribuidores do Tux Paint?
BK: Existem muitos. Recentemente, Caroline Ford esta fazendo um pequeno trabalho para adicionar mais conteúdos ao coleção de Stamps e Starters. Pere Pujal Carabantes esta melhorando algumas ferramentas do Magic, e adicionando algumas mais. Vários tradutores estão sempre mandando updates e correções também. Tem muitas mais pessoas para citar aqui, mas todos estão documentados!

REL: Como as pessoas podem contribuir?
BK: Há várias formas:
* Ajudar a espalhar o Tux Paint pelo mundo.
* Criar arte (desenhar alguma coisa, tirar foto, ou preparar algum trabalho para alguém)
* Traduzir
* Encontrar e consertar erros.
* Adicionar ou melhorar as características.
* Ajudar a melhorar a documentação.
Mais detalhes estão disponíveis na página da web: http://www.tuxpaint.org/help/.

REL: Quais são os objetivos futuros do Tux Paint?
BK: Há um número de melhorias que estavam sendo feitas durante o Google Summer of Code em 2008 e 2009, e não todas foram incorporadas no Tux Paint. Isso precisa acontecer. Eu gostaria de ter um suporte para webcam, reescrever a documentação, criar uma nova GUI (a atual e escrita usando o FLTK, o qual não lida tão bem com a localização), criar um suporte de configuração de perfil (útil para escolas, casas com várias crianças), etc.

REL: Fale alguma coisa sobre seu trabalho no Tux Paint. Como é a rotina de desenvolvimento?
BK: O desenvolvimento é muito esporádico. Eu trabalho tempo integral e um filho pequeno em casa, então eu não tenho muito tempo para me dedicar. De vez enquanto eu encontro um pouco de tempo trabalhar no projeto. Frequentemente quando eu percebo que precisa fazer algo novo.

REL: Você tem algum projeto paralelo?
BK: No momento não. Era uma vez quando eu visualizava uma série de outros projetos que eu queria criar do Tux4Kids. O Tux Print, que cria e imprime cartões de agradecimentos. Tux Writer, um processador de texto para crianças pequenas, e o Tux Toons, uma ferramenta para criar desenhos animados e animação. Em todos esses casos (incluindo o Tux Paint), eu não estou tentando criar algo novo. Nós temos o código-fonte de processadores de texto, programas de animação e softwares para pinturas -- Estou tentando 'bolar' um conceito muito simples que crianças pequenas poderem usar. Eu não sentei com meu filho na frente do Gimp ou do Photoshop (em nem o Microsoft Paint). Ele ainda é muito pequeno. Ele já brinca um pouco com o Tux Paint e insiste em desenhar trilhos de trem para ele, o qual e fácil usando o 'train tracks' uma ferramenta mágica!

REL: O Tux Paint é destinado apenas para crianças?
BK: Ele é destinado para crianças mas é apropriado para o uso de adultos também. Eu tive pessoas que sugeriram um tema para adultos, com menos efeitos sonoros e uma interface com aparência mais seria. Um outro dia minha esposa estava usando-o para esboçar um projeto para um cobertor que estava prestes a costurar. Quando eu perguntei porque (ela sabe como usar o GIMP e Inkscape, também), ela disse que "foi a mais fácil de usar a ferramenta 'fill'".

REL: Você poderia dizer alguma coisa para os leitores?
BK: Eu espero que todos deem uma chance ao Tux Paint mesmo que você não seja uma criança e não  tenha crianças. Ele é muito divertido e vai inspirar você a escrever uma nova ferramenta ou um jogo... que é muito fácil, usando as grandes ferramentas livres e a biblioteca disponível para vocês!

Maiores informações:
Site oficial Tux Paint:

Site oficial Schoolforge:



Nenhum comentário: