26 de nov. de 2009

CULTURA GAÚCHA - TURMA 42 (2009)

IMIGRANTES ITALIANOS - macarronada, vinho (suco de uva), polenta, jogo de cartas, lenço na cabeça, vestidos e muita alegria!

NEGROS - o trabalho nas fazendas, a lenda do Negrinho do Pastoreio,
cachimbo, rapadura, fuxico.



O GAÚCHO - vestido de prenda, chimarrão, churrasco.


ÍNDIOS - confecção de redes, potes de argila, farinha de mandioca.

AÇORIANOS - arroz doce, sonho, suspiros...

IMIGRANTES ALEMÃES - cortinas nas janelas, ninho de Páscoa com ovos coloridos, bordado ponto-cruz, shimier, canção noite Feliz, cuca ......

12 comentários:

Anônimo disse...

nós adoramos a exposição da turma
:42 eu estava na foto dos Italianos eu era uma delas espero que nos faremos outras apresentações estava massa beijos
Nomes:Paula e Leonardo
turma:42

Anônimo disse...

Os índios ensinaram o povo gaúcho a tomar banho e também faziam redes para dormir.
Eu sou o índio que está com a rede.
Nome:EDUARDO SILVEIRA DA SILVA
Turma:42 Profª Anira Campos

Anônimo disse...

ALEMÃES:
Os alemães costumavam comer
cuca com chimia,faziam ponto cruz e cortinas e
etc...
nome:Anielli
profª:Anira Campos
turma:42

Anônimo disse...

os negros
gostam de fazer fuxico;rapadura,e existe uma lenda do negrinho do pastoreio .





nome: Joice
Turma:42

Eduardo Nunes disse...

Participar da apresentação do povo gaúcho foi muito legal. Eu fui italiano e adorei fazer isto, nós estamos de parabéns.

Participar de uma apresentação tão legal como essa é motivo de alegria, fui gaúcha e adorei fazer isso. Parabéns.

Gracielle-Eduardo Vales

Anônimo disse...

Os alemães nos ensinaram a botar as cortinas nas janelas, a canção Noite Feliz que eles escutam nas noites de Natal e os ovos das galinhas eles pintam e dão para as crianças e a chimia eles passam na cuca.
Nome: Eduardo Coutinho

Anônimo disse...

ALEMÃES
Dia 26/11/09 a turma 42 fez uma apresentação e eu fui alemã e levei a cesta de Páscoa. E na Páscoa eles pegavam os ovos das galinhas e desenham, pintam, etc..

NOME:GABRIELA PEREIRA FERRAZ

TURMA:42

Anônimo disse...

Negros
Os negros nos ensinaram muitas coisas entre elas a rapadura, o fuxico, o cachimbo, eles também vieram para trabalharem no charque e serem escravos dos brancos.
E foi com hábitos de negros e outras pessoas indígenas que o RS tem os seus costumes.
Nome: Fabiane

Anônimo disse...

também participei desse trabalho, a feira do imigrante, eu era uma das guaranis,aprendi muito com esse trabalho. e também com os muitos outros feitos no meio do ano, adorei principalmente esse trabalho, foi muito legal!!


Ariana Anjolin Lara

Anônimo disse...

ITALIANOS

No dia 26/11/09,a turma 42 fez uma apresentação,eu,Tauane e outras fomos ITALIANAS eu levei os lenços e minha colega Tauane levou a massa.
O custume de usar lenço na cabeça e comer macarrão com polenta e outros costumes.

Nomes:Tauane e Giovana.
Turma:42
Prof:Anira Campos.

Anônimo disse...

ITALIANOS
Dia 26/11/09 a turma 42 fez uma apresentação,eu e minha colega Tauane,eramos ITALIANAS.
As mulheres Italianas tinham o costume de usar lenço na cabeça,usar vestido comprido e comer macarronada com polenta.

Nomes:Tauane e Giovana.
Turma:42
Prof:Anira Campos

Adinalzir disse...

Meus parabéns pelo trabalho!

Um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de paz! :-)