21 de abr. de 2016

JOGOS OLÍMPICOS - 1896 A 2008

Vamos conhecer mais sobre cada Olimpíada?  



1896 - ATENAS, GRÉCIA

HISTÓRIA

. A Grécia, terra das primeiras Olimpíadas, que ocorriam na cidade de Olímpia desde o século VIII a.C., recebeu também os primeiros Jogos da Era moderna, em 1896. Depois de 1.500 anos sem a realização dos eventos de Olímpia, o renascimento dos Jogos começou a se tornar realidade em junho de 1894, na Universidade de Sorbonne, na França.

. O sonho de Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, de reviver a Olimpíada agradou aos representantes de um congresso de educação e pedagogia, realizado no dia 23/06/1894. Alguns gregos que estiveram presentes disseram ao Barão que seu país estaria disposto a ser a sede da primeira Olimpíada Moderna.

. Para unificar as diferentes disciplinas esportivas e promover a realização dos Jogos Olímpicos entre atletas amadores a cada quatro anos, ampliando para o mundo o que já havia ocorrido na Grécia Antiga, Coubertin criou o Comitê Olímpico Internacional.

. Com o projeto do primeiro evento pronto, o passo seguinte foi a viabilização dos Jogos. Sem apoio político do primeiro-ministro grego Charilos Tricoupis, a Grécia sofreu para organizar as competições. Tanto que outras cidades se ofereceram para executar a empreitada de Coubertin. Entre elas, Budapeste (Hungria), Estocolmo (Suécia), e Paris (França). 

Com financiamento de milionário, Atenas realiza os Jogos
. Em 1895, no entanto, Tricoupis foi demitido do cargo. Com parte do problema resolvido, a segunda tarefa dos organizadores dos Jogos foi buscar apoio financeiro. Com a Grécia falida, a única saída encontrada foi aceitar a ajuda de um milionário membro da comunidade grega de Alexandria, no Egito. O arquiteto Giorgios Averoff bancou a reformulação do centro de Atenas e a construção de alguns locais para a disputa dos Jogos Olímpicos.

. Finalmente, no dia 06/04/1896, cerca de 60 mil espectadores assistem à inauguração dos Jogos, com a presença do rei da Grécia, George I. O estádio, construído em mármore branco no pé da Acrópole, foi levantado em um ano e meio.

. Participaram 14 países e 241 atletas na primeira edição da Olimpíada. A abertura dos Jogos foi feita no domingo de Páscoa, no Panatinaico.

. Os EUA, que não enviaram uma representação oficial, foram os maiores vencedores dos Jogos. Com a maioria dos integrantes da equipe da Associação Atlética de Boston, os norte-americanos ganharam 11 provas. Só no atletismo, foram nove vitórias em 12 competições. James Connolly venceu a prova de salto triplo e consagrou-se como o primeiro campeão olímpico.

CURIOSIDADES

. Apesar de levantar o mesmo peso do rival, o escocês Launceston Elliot ficou sem a medalha de ouro na disputa de arranque na primeira  Olimpíada da Era Moderna. Por decisão do juri (presidido pelo rei grego, George I, um dos idealizadores da competição), o dinamarquês Viggo Jensen ganhou o 1° lugar no pódio porque tinha um estilo mais bonito que o de Elliot durante o levantamento dos halteres. Porém, para o público feminino que estava na torcida em Atenas, o escocês levava vantagem, ainda mais na beleza. Ele chegou até a receber um pedido de casamento de uma aristocrata local.

. A natação foi um dos principais esportes dos Jogos. Como não havia piscinas, as provas eram disputadas em mar aberto. Entre as provas, aconteceu uma pitoresca competição de 100m somente para marinheiros gregos. Os nadadores sofreram com uma temperatura de 13º C.
. Em férias na Grécia, o irlandês John Plus Boland disputou torneio de tênis por acaso após um convite de um amigo que trabalhava na organização dos Jogos. O estudante de Direito de Oxford foi campeão na chave de simples e na chave de duplas, ao lado do alemão Fritz Traun.

. O norte-americano Robert Garret ficou com a medalha de ouro nos lançamentos do disco (29,15m) e de peso (11,22m). A história conta que Garret nunca tinha visto um disco com o peso e o diâmetro oficiais antes de chegar a Atenas para a Olimpíada.

Você sabia?
. Em Atenas (1896), não foram distribuídas medalhas de ouro. O primeiro colocado de cada evento ganhava uma medalha de prata, uma coroa de louros e um diploma. O segundo colocado, uma medalha de bronze.

. Para os Jogos Olímpicos de Atenas, estavam programadas provas de remo e vela, mas as más condições meteorológicas provocaram a anulação dessas modalidades no evento.

. Para a Olimpíada inaugural, foi programada a disputa de apenas um esporte coletivo, o críquete. Como poucas seleções nacionais se inscreveram, a competição foi cancelada.

. A premiação de todas as provas aconteceu de uma só vez, no dia do encerramento da competição. Uma forte chuva, no entanto, tirou o brilho da cerimônia programada pela organização.

. O primeiro hino olímpico foi composto por Spyros Samaras (música) e Kostis Palamas (letra). Depois disso, cada edição passou a ter a sua música oficial até 1960, quando a composição de Samaras e Palamas se transformou no hino oficial dos Jogos.

. Dionysios Kasdaglis, um grego da comunidade de Alexandria, no Egito, foi vice-campeão nas competições de simples e de duplas no tênis. Oficialmente é considerado grego, apesar de ter nascido e vivido no Egito.




1900 – PARIS, FRANÇA


HISTÓRIA

. Após a realização da primeira Olimpíada, em Atenas (1896), o Barão de Coubertin pôs em prática a ideia de realizar os Jogos a cada quatro anos. Como presidente do Comitê Olímpico Internacional, o francês escolheu Paris para sediar a competição. O rei George I, da Grécia, tentou, no início, que Atenas se tornasse a sede do evento novamente em 1900, mas depois desistiu do intento.

.  Diferentemente dos primeiros Jogos, quando a população de Atenas participou com entusiasmo de todos os eventos, a Olimpíada de 1900 passou despercebida para os parisienses, principalmente por causa da falta de informação e organização. Além disso, os Jogos concorreram como coadjuvantes diante de outro evento: Paris se preparava para organizar uma grande Feira Mundial, tendo a Torre Eiffel como porta de entrada da exposição industrial e tecnológica.

. O acúmulo de eventos fez com que os Jogos Olímpicos acabassem sendo disputados em longos cinco meses. Para piorar e aumentar o desinteresse do público, o programa era muito confuso. O tiro, por exemplo, teve provas realizadas simultaneamente na Ilha de Seguin (a oeste de Paris), no polígono de Tiro de Vincennes e no campo de Tiro de Satory, perto de Versailles.

. As péssimas condições das instalações não permitiram grandes façanhas esportivas. No atletismo, as provas foram realizadas no Racing Club da França, onde as pistas eram verdadeiros pântanos e os martelos enroscavam nos galhos das árvores. O campeão do lançamento do disco (o húngaro Rudolf Bauer) fez três fortes lançamentos que caíram no meio do público. Os esportes de quadra foram relegados a salões insalubres. A natação foi disputada no rio Sena, sem que, em certas ocasiões, tenha-se pensado em interromper o trânsito fluvial. 

. Outro fato lamentável na organização foi a cerimônia de abertura, que acabou nem acontecendo. O presidente da França, Emile Loubet, fez apenas um breve discurso antes das provas da ginástica.

. Nem mesmo a entrega das medalhas aos vencedores foi motivo de festa. Grande parte deles não recebeu suas medalhas, mas, sim, pequenos presentes, como pratos, guarda-chuvas ou carteiras. Alguns tiveram que esperar até 1912 para ganhar as respectivas premiações.

. A presença de mulheres nos Jogos (em Atenas-1896 só participaram homens) causou uma grande polêmica no meio intelectual. O célebre escritor Emile Zola defendeu a participação do então "sexo frágil", porém alguns literatos conservadores desaprovaram a inclusão das mulheres.

. No contexto esportivo, a França, como era esperado, saiu-se como grande vitoriosa nos Jogos de Paris-1900. Como cerca de metade dos 997 competidores eram franceses, o país-sede terminou em primeiro lugar no cômputo geral de medalhas. No total, o país anfitrião conquistou mais que o dobro de pódios dos EUA: 101 contra 48.

. Uma inovação nos Jogos de Paris (1900) foi a estreia oficial dos esportes coletivos. O futebol, o polo aquático e o rúgbi entraram pela primeira vez na Olimpíada e acabaram permanecendo no programa.

CURIOSIDADES

. Os norte-americanos ficaram revoltados com o resultado da prova da maratona, vencida por Michel Theato, cidadão de Luxemburgo que ganhou a medalha para os anfitriões franceses. Arthur Newton estranhou quando cruzou a linha de chegada e foi declarado 5° colocado. Segundo seu relato, disparou na frente e não foi ultrapassado. Outro norte-americano, Richard Grant, disse que viu o vencedor passar de bicicleta por ele. Theato teria pegado atalhos por fora do traçado original da prova que facilitaram o seu caminho até o pódio da mais tradicional prova olímpica.

. Durante anos, a nacionalidade dos vencedores dos Jogos foi alvo de confusão. A desorganização era clara. Em um dos casos, o canadense George Orton, ganhador dos 2.500m com obstáculos e bronze nos 400 m com barreiras, tinha se inscrito como membro dos EUA.

. No remo, na prova dois com timoneiro, os holandeses François Brandt e Roelof Klein venceram ao lado de um francês de apenas 7 anos de idade: Marcel Depaillé se tornou o mais jovem vencedor das Olimpíadas. O garoto substituiu o timoneiro, que estava acima do peso.

. No salto com vara, três dos principais atletas dos EUA, por motivos religiosos, manifestaram seu desagrado pela prova ser em um domingo. Dois deles até chegaram a se apresentar no dia marcado, mas os fiscais franceses disseram que a prova tinha sido suspensa.

Você sabia?
. No futebol, Inglaterra x França (jogo vencido pelos visitantes por 4 a 0) teve um público de 500 pessoas. Muitas delas, por puro engano, achavam que no local seria a final de rúgbi, entre os franceses e os alemães, hostilizados pela conquista dos territórios de Alsácia e Lorena. No rúgbi mesmo, a França venceu a Alemanha (27 a 17) e ainda houve briga.

. No primeiro programa dos Jogos de Paris, os organizadores haviam previsto as seguintes provas que não se realizaram: concurso de pesca com vara, campeonato de pipas, tiro com canhão, corrida sobre asnos e bilhar. Todas foram vetadas posteriormente.

. O rio Sena, famoso por cortar quase toda a capital francesa, foi o palco das provas de natação na Olimpíada de 1900. Nadando a favor da corrente, os competidores bateram muitos recordes mundiais (nenhum deles, no entanto, foi homologado). A organização também inventou insólitas provas, como a com obstáculos e a de resistência subaquática.
. A evolução técnica em Paris (1900) foi evidente. O norte-americano Frank Jarvis (ouro nos 100m) ficou 10 metros à frente do campeão da mesma prova (o também norte-americano Thomas Burke) na Olimpíada de Atenas (1896), a primeira da Era Moderna.


1904 – SAINT LOUIS, EUA


HISTÓRIA

. A Olimpíada de Saint Louis (EUA) entrou para a história como a pior de todos os tempos. A péssima organização do evento e o baixo desempenho dos atletas fizeram dos Jogos um espetáculo deprimente, beirando o ridículo.

. Desde a escolha da cidade sede até o encerramento, os EUA decepcionaram. Contrariando o Barão de Coubertin, presidente do COI, o presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, impôs a cidade de Saint Louis, ignorando Chicago, que apresentava melhores condições para abrigar os Jogos.

. Roosevelt escolheu a pequena cidade do Estado do Missouri por causa da Feira Mundial de 1904. Como nos Jogos de Paris, quatro anos antes, os Jogos Olímpicos ficaram em segundo plano.

. Apenas 12 países mandaram representantes para os EUA. A interferência política fez com que Coubertin ficasse decepcionado com os organizadores dos Jogos. Apesar de todos os pedidos do presidente Roosevelt, o francês se recusou a comparecer à cerimônia de abertura daquela Olimpíada. A França também não participou do evento, que ficou ainda mais esvaziado, já que a maioria dos comitês nacionais europeus decidiu não bancar a viagem transatlântica até os EUA.

. O lado positivo da Olimpíada de Saint Louis ficou por conta da estreia do continente africano na competição, representado por atletas sul-africanos que estavam de passagem pela Feira Mundial. E, pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, os vencedores foram premiados com medalhas de ouro, os vice-campeões levaram a prata e os terceiros colocados, o bronze. 

. Com poucos países, o número de atletas caiu quase pela metade em relação aos Jogos Olímpicos de Paris (1900). Apenas 651 participaram da Olimpíada de Saint Louis-1904, contra os 997 de Paris. Os EUA tinham a maior delegação, com 75% dos atletas participantes.

. Nessas condições, os norte-americanos dominaram a competição, ficando com 85% das medalhas em disputa. Das 91 provas dos Jogos de Saint Louis, somente 42 incluíram atletas que não eram dos EUA (51 do Canadá e 105 dos outros países).

. Para tentar atrair um público maior, os organizadores decidiram também realizar paralelamente os Jogos Antropológicos, uma grotesca competição de tribos indígenas que incluía os pigmeus da África, os índios cocopas do México, os moros das Filipinas e os pehuenches da Patagônia, entre outros. O triste exemplo de racismo acabou banido da Olimpíada.

. A falta de organização dos EUA ficou evidente na maratona. Dos 32 corredores que se inscreveram, representando cinco países, apenas 14 conseguiram completar a prova. O percurso incluía sete morros e transitava por ruas de terra. Não bastasse o brutal percurso, a prova ainda foi disputada à tarde, com temperatura de 32°C.

CURIOSIDADES

 . A primeira Paraolimpíada oficialmente reconhecida aconteceu em 1960, mas o ginasta norte-americano George Eyser ganhou seis medalhas (sendo 3 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze) competindo com uma prótese de madeira no lugar da perna direita. E isso contra rivais com os dois membros, como um dos grandes nomes dos Jogos, o também norte-americano Anton Heida. Eyser e Heida chegaram até a empatar em primeiro lugar na prova do salto sobre o cavalo.

  . Vencedor da maratona, Thomas Hicks era reanimado, durante a prova, com injeções de uma mistura de estricnina e brandy. Seu compatriota Fred Lorz foi desmascarado e eliminado após chegar em primeiro. Lorz subiu, no décimo quilômetro, em um carro que o transportou até perto da linha de chegada.

 . Os saltos ornamentais tiveram provas inusitadas. Em uma delas, os atletas deveriam passar por obstáculos submersos. Em outra, o competidor que pulasse mais longe ganhava. Foi a única vez que essas provas estiveram nos Jogos Olímpicos.

. Pela primeira vez as provas de natação não foram realizadas em águas abertas. Para 1904, foi construído um lago artificial. As largadas eram feitas em uma balsa e, muitas vezes, dentro da água, já que a presença de mais de oito atletas afundaria a embarcação improvisada.

Você sabia?
. Contrariando o Barão de Coubertin e o sem o aval do COI, o boxe fez sua estreia na Olimpíada em Saint Louis. O esporte, bastante popular nos EUA, acabou sendo uma imposição dos organizadores da Feira Mundial de Louisiana. Ainda sem um regulamento rigoroso, permitia que os pugilistas competissem em mais de uma categoria.
. O basquete apareceu pela primeira vez em uma Olimpíada, ainda como esporte de exibição. O jogo havia sido criado só 12 anos antes pelo canadense James Naismith, um professor da YMCA, a Associação Cristã de Moços.
. Os zulus Lentauw e Yamasani, que estavam nos EUA para a Exposição Mundial da Lousiania, foram, praticamente sem querer, os primeiros africanos negros na história a disputar os Jogos Olímpicos.

. A França não participou dos Jogos, mas foi representada por um francês, Albert Coray, residente de Chicago. Sob as cores da Chicago Athletic Association, Coray se inscreveu na maratona e acabou com a prata. Segundo historiadores, Coray era um fura-greves profissional e tinha chegado aos EUA em 1903, durante uma paralisação dos açougueiros.
. Ganhar medalha no futebol não foi difícil. O Canadá foi o campeão, e os EUA foram prata. Um time local foi o terceiro com um pífio desempenho: tomou seis gols e teve um de saldo positivo. Na verdade, um gol contra.

. A maioria dos lutadores de boxe, modalidade que estreava no programa olímpico, disputou mais de uma categoria. Por isso, Oliver Louis Kirk é o único pugilista com dois ouros na história (galo e pena).
seguiram completar a prova. O percurso incluía sete morros e transitava por ruas de terra. Não bastasse o brutal percurso, a prova ainda foi disputada à tarde, com temperatura de 32°C.


1908 – LONDRES, INGLATERRA


HISTÓRIA

. A Grã-Bretanha decidiu organizar os Jogos Olímpicos de 1908 apoiada na família real e na experiência que possuía pelos já 30 anos do torneio de tênis de Wimbledon, um dos mais tradicionais da história.

. A organização era de fazer inveja até para competições disputadas no século XXI. Para cada modalidade da Olimpíada londrina, chegaram a ser impressos e distribuídos manuais com regras em inglês, francês e alemão.

. Tudo isso feito às pressas, já que, até 1906, a Itália ficaria com a sede. Naquele ano, a região de Nápoles foi castigada com a erupção do vulcão Vesúvio, e o governo italiano precisou utilizar os fundos reservados para os Jogos na reconstrução da cidade. Os ingleses deixaram Londres pronta para receber a Olimpíada em apenas dois anos.

. Em dez meses, foi construído o estádio Sheperd's Bush (conhecido também como White City), com capacidade para 70 mil espectadores. Entre as instalações do complexo havia um velódromo de 660 metros, uma pista atlética de um terço de milha (536m) e uma piscina com comprimento de 100 metros. 

Início das tradições olímpicas
. Uma cidade aristocrática como Londres viu surgir diversas tradições que se mantêm até os dias de hoje no movimento olímpico. Uma delas imposta pela própria realeza. A maratona foi realizada em 42,195 km apenas para que o percurso permitisse que os netos do rei Eduardo 7° assistissem à prova.

. Outra tradição do espírito olímpico foi pronunciada no estádio, durante a abertura dos Jogos, pelo Barão de Coubertin, que imortalizou a frase que tinha ouvido de um pastor protestante da Pensilvânia: "O importante não é ganhar, mas competir".

. Pela grande duração, os Jogos de 1908 foram disputados em duas fases: Jogos de Verão (atletismo, natação, ciclismo e remo) e Jogos de Outono (patinação no gelo, boxe, futebol e rúgbi). Pela primeira vez uma Olimpíada teve o desfile das delegações na cerimônia de abertura, com as bandeiras dos países. Desde então, a delegação da Grécia sempre abre a cerimônia, seguida pelo país-sede e depois pelas demais, por ordem alfabética dos países, em inglês.

. O início das competições ocorreu sob uma forte chuva. O mau tempo, aliás, durou quase toda a competição. Os anfitriões britânicos, com 144 medalhas conquistadas no total, venceram uma Olimpíada pela primeira e única vez na história.

. O sucesso dos britânicos, no entanto, segundo os concorrentes esteve atrelado à parcialidade dos árbitros, todos ingleses. Após o encerramento dos Jogos, a mudança foi imediata: o COI decidiu retirar o controle da arbitragem das mãos dos futuros organizadores, designando em seu lugar as federações internacionais de cada esporte.

CURIOSIDADES

. Pela primeira vez na história, a prova da maratona foi disputada na distância de 42,195 km, fato que permanece até os dias atuais. Não é a distância original entre o planalto de Maratona e a cidade de Atenas, mas, sim, a que separa o Castelo de Windsor (residência da monarquia britânica) do estádio de Sheperd's Bush, na capital inglesa. A explicação para a mudança não tem um argumento esportivo. Os 2,195 km acrescentados vieram a pedido do rei Eduardo VII, que morava em Windsor e quis dar a partida da maratona dos Jogos de sua residência para que seus netos assistissem ao espetáculo.

. A maratona foi dramática. O italiano Dorando Pietri, na liderança, chegou ao estádio quase sem forças, desorientado e caindo nos últimos metros. Os juízes de pista ajudaram-no a se localizar e a cruzar a linha. John Hayes (EUA), segundo colocado, protestou contra a ajuda e acabou com o ouro.

. Antes de Londres (1908), Atenas organizou uma Olimpíada "intermediária", em 1906. Bem organizados, principalmente comparados com os fracos eventos de Paris e Saint-Louis, esses Jogos não foram reconhecidos pelo COI.

. Os 400m rasos tiveram um único competidor: o britânico Wyndham Halswelle. Um dia antes, três norte-americanos lutavam pelo ouro. Um deles, John Carpenter, foi acusado de atrapalhar o britânico. Decidiu-se por uma nova final, e os atletas dos EUA decidiram não participar.

Você sabia?
. Duas competições olímpicas inéditas, que não tiveram continuidade, apareceram em Londres: a motonáutica e o racquet. Na motonáutica, eram disputadas provas com barcos motorizados. O racquet é uma variante do tênis, onde a bola é jogada contra uma parede. Os britânicos dominaram ambas.

. Nova Zelândia e Austrália se apresentaram com uma delegação única, chamada de Australásia. Em 1912, elas voltariam a competir juntas. 

. O britânico Richard Gunn ganhou o ouro no boxe aos 37 anos. Sua superioridade era tão grande que, quando se inscrevia para um torneio, os rivais se retiravam.

. A patinação no gelo foi inscrita no programa oficial dos Jogos de 1908. Na Olimpíada de Antuérpia (Bélgica), em 1920, a patinação também esteve presente. E, em 1924, a modalidade foi definitivamente incorporada aos Jogos Olímpicos de Inverno, em Chamonix, na Suíça.

. Dois atletas ingleses do arco e flecha, William e Charlotte Dod, tornaram-se os primeiros irmãos a conquistar medalhas olímpicas.

. Enquanto aconteciam os Jogos Olímpicos, as mulheres, usando cabelos soltos e túnicas curtas, participavam de uma outra competição, a Heraea.


1912 – ESTOCOLOMO, SUÉCIA

HISTÓRIA

. Estocolmo foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 1912 no congresso do COI, em Berlim, no dia 18/05/1909. Única candidata a sede, a cidade sueca correspondeu às expectativas, promoveu uma competição organizada e realizou a mais brilhante edição até então.

. Sem nenhuma exposição comercial paralela ao evento, como foi visto em edições anteriores, a Olimpíada disputou-se em menos de três meses e teve um alto nível de competitividade. Com a participação de 2.407 atletas de 28 países (recorde até então), os Jogos de Estocolmo-1912 tiveram 14 esportes no programa. Londres-1908 contou com 22 esportes, em sua maioria já extintos.

. Para abrigar as principais provas do atletismo, os suecos construíram uma arena que mais lembrava uma fortaleza medieval, com seus tijolos de cor cinza-vulcânica. Com capacidade para 32 mil espectadores, o Estádio Olímpico foi planejado pelo arquiteto Torben Grut.

. A boa impressão deixada por Estocolmo é vista por alguns especialistas como a grande responsável por manter aceso o Movimento Olímpico mesmo após a Primeira Guerra Mundial. Destruída, Antuérpia foi o palco da Olimpíada de 1920 sonhando poder repetir os feitos dos Jogos suecos.

. A Olimpíada de 1912 tornou-se a primeira a contar com representantes de cinco continentes: Europa, América, Ásia, África e Oceania.

. No meio das disputas, os organizadores inovaram ao promover uma competição artística, com provas de literatura, música, pintura e arquitetura. O vencedor da de literatura foi um certo Georg Horrod, que nada mais era que um pseudônimo do próprio Barão de Coubertin. Essas provas, porém, não valiam medalhas.

. Outra novidade em Estocolmo foi a cronometragem eletrônica, utilizada pela primeira vez nas Olimpíadas. Foi também na capital sueca que surgiu um novo esporte, o pentatlo moderno, mescla de cinco modalidades: tiro, natação, esgrima, hipismo e uma corrida de 4.000m, de onde sairia o "atleta perfeito". Essa Olimpíada foi também pioneira no sistema de som, instalado nas pistas e ginásios e até em algumas ruas.

. A natação feminina entrou pela primeira vez na Olimpíada, tornando irreversível a participação das mulheres nos Jogos. O número de atletas do sexo feminino subiu de 37 para 48.

. O encerramento dos Jogos de Estocolmo foi feito com um grande banquete de confraternização. O Barão de Coubertin, presidente do COI, satisfeito com o sucesso na organização, anunciou que gostaria de repetir o espetáculo em Berlim, em 1916. Porém, com a Primeira Guerra Mundial, o desejo de Coubertin precisou ser adiado.

. A Olimpíada só voltou em 1920, e na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Em Berlim, os Jogos só foram realizados em 1936.

CURIOSIDADES

. As provas do pentatlo e do decatlo, no atletismo, tiveram dois participantes norte-americanos que ficariam famosos posteriormente. Avery Brundage foi presidente do COI, entre 1952 e 1972. George Patton tornou-se um herói de seu país na Segunda Guerra Mundial no final da década de 1930 e começo dos anos 1940. Em 1912, no pentatlo, Brundage terminou em 6° (foi o 16° no decatlo), enquanto Patton acabou em quinto. O futuro general na batalha mundial perdeu seu lugar no pódio porque foi mal, ironicamente, na prova de tiro (apenas o 21º colocado entre 32 competidores).

. A extenuante maratona fez uma vítima fatal na Suécia. O português Francisco Lázaro caiu desmaiado no quilômetro 30 devido a uma insolação e morreu no dia seguinte no hospital. Ele, que estava com a primeira delegação portuguesa da história, foi o primeiro a morrer nos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

. Durante a planificação do programa de provas, os suecos insistiam em conservar apenas o atletismo, a luta, a ginástica e a natação. Após protestos de outros países e do próprio COI, foram incluindo outros esportes. O boxe, proibido pelas leis da Suécia, ficou mesmo de fora.

. Favorito aos 100m do atletismo, o negro norte-americano Howard Drew, surpreendentemente, não apareceu para a final. O motivo oficial foi a ruptura no tendão do calcanhar. Versões, porém, dão conta de que ele foi trancado no vestiário por um treinador, que preferia ver um branco campeão.

Você sabia?
. Para vencer a prova de estrada, no ciclismo, o sul-africano Rudolph Lewis levou 10h42min para percorrer os 320km. Nunca uma prova da modalidade levou tanto tempo para ser concluída.

. Na categoria peso-médio da luta grego-romana, uma das semifinais, entre o estoniano Martin Klein (representando a Rússia) e o finlandês Alfred Asikainen durou mais de 10 horas, um recorde olímpico jamais igualado. Os atletas fizeram uma pausa a cada 30 minutos, até que Klein saísse vencedor. De tão cansado, porém, ele não pôde disputar a decisão contra o sueco Claes Johanson, que ficou com a medalha de ouro.

. Na Olimpíada de Estocolmo, as mulheres entraram para valer nos Jogos. Com 48 representantes, estrearam nas provas da natação. A australiana Sarah Fanny Durack tornou-se a primeira campeã olímpica nesse esporte, ao vencer os 100m nado livre com o tempo de 1min22s02.

. Philip John Baker, norte-americano que participou das provas de 800m e 1.500m do atletismo, recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1959 por seu trabalho em favor do desarmamento nuclear.

. Os Jogos de Estocolmo utilizaram a cronometragem semi-elétrica nas provas de atletismo, a partir de cronômetros conectados à pistola de partida por um fio elétrico. Anteriormente, o tempo era tomado por juízes colocados na linha de chegada, que acionavam o cronômetro ao ouvir o disparo da partida. A nova técnica permitiu que se ganhasse perto de dois décimos de segundo na apuração. Também foi usado o fotofinish, fotografia do instante da chegada.
. Pela primeira vez, o Japão participou dos Jogos, representado por um único esportista, Kanikuiri, que disputou a prova da maratona. O japonês abandonou a corrida na altura dos 20 km. Envergonhado por isso, decidiu pegar um bonde e desaparecer, voltando ao Japão sozinho, sem avisar.


1920 - ANTUÉRPIA, BÉLGICA



HISTÓRIA

. Dois anos após o fim da Primeira Guerra Mundial, a Bélgica foi o local escolhido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para sediar a Olimpíada. Em um cenário de destruição, Antuérpia teve que se virar como pode para abrigar o evento.

. O mais importante para as nações participantes era ter de volta os Jogos Olímpicos, cancelados em 1916 por conta do conflito. Ao indicar Berlim como sede da Olimpíada de 1916, o Barão de Coubertin, então presidente do COI, ainda esperava contribuir para a paz na Europa e, assim, evitar o conflito.

. A iniciativa, porém, não deu resultado. Quando se iniciaram as hostilidades, Coubertin fez pressão sobre os outros membros do comitê para mudar a sede dos Jogos para os EUA  ou para a Escandinávia, regiões naquele momento não envolvidas no conflito. O COI recusou a proposta e, em 1915, quando se tornou evidente que a Alemanha não teria condições de abrigar os Jogos, a entidade anunciou o cancelamento da Olimpíada.

. O adiamento deu ao Brasil a chance de se preparar melhor para conseguir uma boa campanha na sua estreia em uma Olimpíada. Com 29 atletas, a delegação nacional chegou aos Jogos mesmo sem ter ainda um Comitê Nacional. Convidado pelo COI, através de Raul Paranhos do Rio Branco, embaixador brasileiro na Suíça, os brasileiros alcançaram um desempenho que parecia promissor, com a conquista de três medalhas: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze.

. A participação brasileira, no entanto, quase foi cancelada. Quando o navio Curvello, cedido pelo governo do Brasil, aportou na Ilha da Madeira, em Portugal, o comandante percebeu que a delegação só chegaria a Antuérpia no dia 5 de agosto. Para conseguir estar na cidade a tempo das provas de tiro, a equipe desembarcou em Lisboa e seguiu viagem de trem.

. Em cinco esportes (natação, polo aquático, remo, saltos ornamentais e tiro), os brasileiros tiveram bom desempenho apenas no tiro. O tenente do Exército Guilherme Paraense tornou-se o primeiro atleta brasileiro, e também sul-americano, a conquistar o ouro olímpico. O paraense de Belém venceu a prova de pistola de velocidade ou tiro rápido. As armas utilizadas pela equipe brasileira na disputa foram cedidas pelos norte-americanos, já que os brasileiros tiveram seu armamento e munição furtados durante a viagem.

. A medalha de prata foi conquistada por Afrânio da Costa, na competição individual de pistola livre. Nessa mesma categoria, o Brasil conquistou o bronze, só que por equipes, com Guilherme Paraense, Afrânio da Costa, Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade.

O improviso
. Uma das exigências dos belgas, que foram invadidos pelos alemães, para abrigar a Olimpíada foi a exclusão dos países derrotados na Primeira Guerra, encerrada dois anos antes: Alemanha, Áustria, Bulgária, Hungria e Turquia. Dessa forma, pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos modernos, disputas políticas impediram a participação de algumas nações.

. Com pouco dinheiro para organizar o evento, os belgas construíram instalações precárias. A pista de atletismo, por exemplo, apresentava várias falhas e ficava impraticável em dias de chuva. Além disso, muitos atletas foram hospedados por famílias belgas. A competição só foi realizada graças à ajuda financeira de uma comissão de armadores navais e de vendedores de diamantes.

. Apesar dos problemas, os Jogos de Antuérpia trouxeram inovações. Pela primeira vez foi feito o juramento olímpico, que já tinha sido utilizado de modo experimental nos Jogos Intermediários de Atenas, em 1906. O texto original era o seguinte: "Em nome de todos os competidores prometo que participaremos nestes Jogos Olímpicos respeitando e cumprindo suas regras, com verdadeiro espírito esportivo, para maior glória do esporte e honra de nossos países".

. Em Antuérpia, o texto foi modificado com a intenção de dar um tom menos nacionalista, alterando as últimas palavras. A construção "de nossos países" foi substituída por "de nossas equipes". Em 1920, o belga Victor Boin foi o encarregado de pronunciar o juramento durante a cerimônia de abertura, com a mão direita levantada e a esquerda segurando a bandeira olímpica, em nome de todos os participantes.

. Pela primeira vez, somente os Comitês Olímpicos Nacionais puderam registrar os atletas participantes. Antes de 1920, algumas associações nacionais não oficiais enviavam representantes para as Olimpíadas.

. Também em Antuérpia apareceu a bandeira olímpica, com seus cinco anéis entrelaçados no fundo branco da paz, cada um de uma cor diferente (azul, amarelo, preto, verde e vermelho). Os anéis representam os continentes, mas, de acordo com o COI, é errado o conceito de relacionar uma cor específica a cada um deles. O comitê esclarece que as cores dos anéis, somada à branca da bandeira, representam todas as nações reunidas para participar da Olimpíada.

CURIOSIDADES

. O norte-americano James Howard Snook, que conquistou a medalha de ouro na prova de pistola por equipes no tiro na Olimpíada de 1920, foi executado na cadeira elétrica dez anos depois, em 1930. Snook era um professor da cátedra de veterinária na Universidade de Ohio (EUA), e foi culpado de matar a golpes de martelo a sua amante de 25 anos, chamada Theodora Hix, que ameaçava revelar o relacionamento extraconjugal entre os dois para a esposa dele. Ainda mais curioso foi o local escolhido para o assassinato: o crime foi cometido em um carro que estava estacionado na frente de um campo de tiro.

. O norte-americano John Brendan Kelly, pai da futura princesa de Mônaco, Grace Kelly, disputou as provas de remo e conseguiu um recorde: vencer dois títulos olímpicos em um intervalo de apenas 30 minutos, façanha que nenhum outro atleta alcançou até hoje na história dos Jogos.

. Aos 72 anos, com a medalha de prata conquistada no tiro nos Jogos de Antuérpia, Oscar Swahn tornou-se o atleta mais velho da história a subir em um pódio nas Olimpíadas. Swahn fazia parte da equipe sueca na prova de alvo móvel e competiu ao lado do filho, Alfred.

. O belga Victor Boin conquistou medalhas em diferentes esportes. No polo aquático, ganhou a prata em 1908 e o bronze em 1912. Em 1920, ficou com a prata, dessa vez na esgrima. Mais tarde, ele se tornaria o presidente do Comitê Olímpico da Bélgica.

Você sabia?
. As mulheres foram mais numerosas que em edições anteriores, porém não o suficiente para o crescente movimento feminista, que decidiu criar os Jogos Femininos em 1921, na cidade de Monte Carlo.

. O atleta norte-americano Morris Kirksey foi detido pela policia belga ao voltar para seu hotel depois de celebrar a vitória na prova de revezamento 4 x 100m. Ao encontrar a porta do hotel onde estava hospedado trancada, Kirksey tentou escalar a parede para chegar ao seu quarto. Flagrado pela polícia, riram da sua cara quando ele afirmou ser campeão olímpico e que teria que participar da cerimônia de entrega da medalha no dia seguinte. O norte-americano ganhara também a prata nos 100m e o ouro no torneio de rúgbi. Posteriormente, tornou-se médico-chefe da prisão de San Quintin.

. Joseph Guillemot, de 20 anos, tinha sido descoberto por um oficial do Exército francês em 1918. Durante a guerra, o francês venceu a prova de cross country da sua companhia. Com alguns meses de treinamento, Guillemot se transformou em um dos grandes destaques do atletismo francês. Ganhou os 5.000m, chegando na frente do lendário finlandês Paavo Nurmi. Inscrito nos 10.000m, foi avisado apenas uma hora antes da largada que a prova seria às 14h15, e teve de correr sem fazer a digestão, o que lhe provocou fortes dores de barriga durante a prova. Apesar disso, ganhou a medalha de prata, façanha ainda mais valorizada quando se descobriu que correu com calçados dois números maiores que os seus, que haviam sido roubados.

. A modalidade cabo de guerra, vencida pelos britânicos, teve sua última aparição na Olimpíada de Antuérpia. Foi uma maneira de os europeus esquecerem os conflitos da Primeira Guerra Mundial.

. Após a reclamação de um nadador australiano, que acusou um adversário norte-americano de ter-lhe dado um soco durante a final dos 100m livre, os juízes decidiram realizar a prova novamente. O vencedor inicial, o havaiano Duke Kahanamoku, confirmou a vitória, e o recorde mundial (1min00s4), batido na primeira final, foi validado.


1924 – PARIS, FRANÇA


HISTÓRIA

. Paris precisou de todo o empenho do Barão de Coubertin para ser escolhida sede dos Jogos Olímpicos. O fracasso da edição de 1900 ainda estava presente na lembrança dos membros do COI, fato que os inclinava a escolher entre Amsterdã e Los Angeles. Porém a promessa de que as duas cidades seriam as escolhidas para os Jogos seguintes acabou pesando a favor dos parisienses. Os organizadores franceses, no entanto, atrasaram no cumprimento dos prazos, fazendo com que o próprio Coubertin ameaçasse levar o evento para Lyon.

. Depois disso, Paris acordou e deu início às obras para poder apagar a péssima imagem deixada em 1900. A cidade ofereceu aos mais de 3 mil atletas instalações funcionais da primeira Vila Olímpica e um estádio de 60 mil lugares, em Colombes, além da primeira verdadeira piscina olímpica, construída em Tourelles, na Porte des Lilás. A piscina tinha 50m de comprimento, plataformas de largada e linhas de cortiça dividindo as raias.

. Outra novidade nos Jogos foi o hasteamento durante a cerimônia de abertura de três bandeiras: do COI, da cidade-sede e da cidade designada para organizar os Jogos seguintes.

. Nos Jogos de Paris, o número de países participantes chegou a 44, recorde até então. Mesmo assim, a política outra vez interferiu no esporte, e o COI não convidou a Alemanha para participar dos Jogos.

. Além disso, o primeiro-ministro francês, Raymond Poincaré, deu instruções ao consulado da França em Berlim para não conceder visto a atletas alemães que desejassem ir a Paris. Apenas um ano antes do inicio dos Jogos, a França tinha decidido invadir o Vale do Ruhr, região que pertencia à Alemanha. Outro incidente envolvendo política ocorreu quando a equipe italiana de ginástica deixou a competição cantando o hino fascista, uma prévia do que estava por vir.

. Paris (1924) marcou também as primeiras transmissões radiofônicas ao vivo para a Europa. Algumas dessas foram feitas de um balão em pleno ar. O evento contou ainda com a cobertura de aproximadamente mil jornalistas do mundo todo.

. Os Jogos ocorreram sob calor intenso. Os termômetros chegaram a registrar até 45ºC. Na prova de 10.000m cross country, o calor fez com que 23 dos 38 atletas desistissem. Ainda assim, o número de espectadores também foi marcante: cerca de 625 mil em toda a competição. Cambistas tiveram alto lucro, pois revenderam ingressos por até quatro vezes mais que os valores originais dos mesmos. 

Participação brasileira
. O bom desempenho em Antuérpia (1920) não foi capaz de empolgar os dirigentes da Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Quatro anos depois, a entidade atravessava uma grave crise financeira e praticamente abriu mão da segunda participação brasileira em Olimpíadas.

. Para Paris (1924), a inscrição brasileira chegou a ser cancelada, mas acabou revalidada dois meses antes do início dos Jogos. Como a Federação Paulista de Atletismo conseguiu recursos na última hora, o Brasil pode enviar uma pequena delegação para a França. Assim, 11 atletas viajaram à capital francesa. O presidente da federação paulista, Américo Neto, que arrecadou o dinheiro, barrou os fluminenses como protesto contra a CBD.

. Apesar de todos os problemas, o Brasil quase ganhou uma medalha. Os irmãos Edmundo e Carlos Castelo Branco terminaram na 4ª colocação na classe skiff duplo do remo. Os dois remadores se inscreveram por conta própria, o que era permitido na época. Eles não faziam parte da delegação oficial, formada apenas pela equipe do atletismo. No tiro, os medalhistas em 1920, Guilherme Paraense, Afrânio da Costa, Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade não puderam defender suas conquistas. Sem o apoio financeiro da CBD, tiveram que ficar em solo nacional.

CURIOSIDADES

. O futebol conheceu em 1924 o primeiro grande time sul-americano: a seleção uruguaia. Enquanto a Europa ainda baseava seu jogo no padrão britânico, com chutões e cruzamentos, os uruguaios surpreenderam os favoritos com um futebol de toque de bola e conseguiram vencer todos os cinco jogos. Com a subida ao local mais alto do pódio também em Amsterdã (1928), a seleção passou a ser conhecida como a Celeste Olímpica. A ratificação do poderio da equipe veio dois anos após a vitória na Holanda. Em 1930, o Uruguai foi campeão da primeira Copa do Mundo organizada pela Fifa.

. Os atletas britânicos Harold Abrahams e Eric Liddell (ganhadores, respectivamente, das provas dos 100m e 400m do atletismo) tiveram suas histórias consagradas no filme ganhador do Oscar em 1981, que marcou o esporte até hoje com a música de Vangelis.

. Foi na Olimpíada de Paris que surgiu o lema olímpico, de autoria do frei Henri Didon, amigo do inventor do evento, o Barão Pierre de Coubertin, que, em latim, traduz o espírito das Olimpíadas: "Citius, Altius, Fortius" ("mais rápido, mais alto, mais forte").

. Os Jogos de Paris inovaram nos testes das modalidades. Colocaram na disputa a canoagem canadense, onde os competidores competem semiajoelhados, e os jogos infantis, uma bagunçada competição para crianças. Nenhuma delas continuou no programa olímpico.

Você sabia?
. A nadadora norte-americana Gertrude Ederle ganhou o ouro na prova do revezamento 4 x 100m livre e o bronze nos 100m e 400m livre. Porém sua maior façanha veio dois anos mais tarde, em 1926, quando se tornou a primeira mulher a atravessar o Canal da Mancha, batendo o recorde do italiano Enrique Tiraboschi, com um tempo de 14 horas e 39 minutos.

. O rúgbi, esporte de tradição na Inglaterra, Nova Zelândia e África do Sul, aparece pela última vez nos Jogos (voltará na Olimpíada do Rio, em 2016). Os EUA, que tinham como base jogadores saídos do futebol americano, ganharam a medalha de ouro pela segunda vez consecutiva.

. Nas provas de boxe, o francês Roger Brousse foi desclassificado porque foram encontradas marcas de seus dentes no peito do adversário, o britânico Harry Mallin.

. O fanatismo dos parisienses desembocou em vários escândalos, incluindo vaias durante a execução dos hinos nacionais de outros países e numerosos incidentes durante os torneios de boxe e esgrima. Os franceses estavam particularmente irritados com os EUA, depois que o governo norte-americano tinha criticado a ocupação francesa da região do Ruhr.

. O tênis foi disputado pela última vez em uma Olimpíada (até seu retorno em Seul-1988). O tradicional esporte foi excluído da programação dos Jogos seguintes pelo COI, que não aceitava a profissionalização da modalidade.
. A pelota basca e a canoagem participaram dos Jogos como esportes de exibição. Equador, Irlanda, Letônia, Lituânia, México, Filipinas, Polônia e Uruguai participam pela primeira vez do evento.
gar ao seu quarto. Flagrado pela polícia, riram da sua cara quando ele afirmou ser campeão olímpico e que teria que participar da cerimônia de entrega da medalha no dia seguinte. O norte-americano ganhara também a prata nos 100m e o ouro no torneio de rúgbi. Posteriormente, tornou-se médico-chefe da prisão de San Quintin.

. Joseph Guillemot, de 20 anos, tinha sido descoberto por um oficial do Exército francês em 1918. Durante a guerra, o francês venceu a prova de cross country da sua companhia. Com alguns meses de treinamento, Guillemot se transformou em um dos grandes destaques do atletismo francês. Ganhou os 5.000m, chegando na frente do lendário finlandês Paavo Nurmi. Inscrito nos 10.000m, foi avisado apenas uma hora antes da largada que a prova seria às 14h15, e teve de correr sem fazer a digestão, o que lhe provocou fortes dores de barriga durante a prova. Apesar disso, ganhou a medalha de prata, façanha ainda mais valorizada quando se descobriu que correu com calçados dois números maiores que os seus, que haviam sido roubados.

. A modalidade cabo de guerra, vencida pelos britânicos, teve sua última aparição na Olimpíada de Antuérpia. Foi uma maneira de os europeus esquecerem os conflitos da Primeira Guerra Mundial.

. Após a reclamação de um nadador australiano, que acusou um adversário norte-americano de ter-lhe dado um soco durante a final dos 100m livre, os juízes decidiram realizar a prova novamente. O vencedor inicial, o havaiano Duke Kahanamoku, confirmou a vitória, e o recorde mundial (1min00s4), batido na primeira final, foi validado.


1928 – AMSTERDÃ, HOLANDA


HISTÓRIA

. Após ser preterida duas vezes pelo COI como sede da Olimpíada, a cidade de Amsterdã, na Holanda, organizou os Jogos Olímpicos de 1928 mesmo com o veto da rainha holandesa, Guillermina, que considerava o evento esportivo uma manifestação pagã.

. Um Estádio Olímpico foi construído especialmente para a Olimpíada. Com capacidade para 40 mil espectadores, a construção tinha uma pista atlética de 400m, rodeada de um velódromo de 500m.

. Pela primeira vez na história, uma edição da Olimpíada foi realizada sem a presença do Barão de Coubertin. Criador dos Jogos Olímpicos modernos e então presidente do COI, o Barão afastou-se do cargo em 1925, acreditando que sua missão estava cumprida. Coubertin também estava desiludido com a crescente profissionalização do esporte, que desvirtuava o ideal olímpico pregado pelo francês, e se refugiou na Suíça.

. No aspecto esportivo, os Jogos registraram o retorno dos países que não vinham sendo convidados desde 1920 por causa da Primeira Guerra Mundial (Alemanha, Áustria, Hungria, Turquia e Bulgária).

. Apesar de 16 esportes inscritos, o Brasil não teve um atleta sequer participando do evento, que contou com 2.883 atletas (2.606 homens e 277 mulheres). 

. Com a Europa em fase de recuperação do período pós-guerra, a Holanda teve a chance de fazer um dos Jogos Olímpicos com mais novidades. A começar pela cerimônia de abertura, que ocorreu no novo estádio.

. Pela primeira vez na história, pombas brancas foram soltas pelo ar para representar a paz no mundo. Junto ao voo delas foi acesa, como ainda manda a tradição, a pira olímpica. A chama foi transportada da cidade de Olímpia (Grécia) diretamente para o estádio. O revezamento da tocha, porém, só foi introduzido nos Jogos de 1936, em Berlim.

. Outra novidade foi a participação das mulheres (a quem o Barão de Coubertin sempre fizera oposição), que cresceu sensivelmente. Pela primeira vez, assim, o atletismo e a ginástica contaram com provas femininas.

. Uma das maiores patrocinadoras do evento até hoje, a Coca-Cola apareceu pela primeira vez nos Jogos. Milhares de caixas do refrigerante foram transportadas no porão do navio que levava a delegação norte-americana. Uma gentileza da fábrica (futura patrocinadora dos Jogos) em favor do movimento olímpico.

. Uma tradição, entretanto, foi mantida. Na Olimpíada de Amsterdã, o COI manteve o hábito de autorizar os comitês nacionais a colocar esportes de exibição. Depois da pelota basca nos Jogos de Paris, estiveram presentes na cidade holandesa o tiro ao arco, o jogo de palma (espécie de tênis), o korfball (uma variante do handebol).

CURIOSIDADES

. O australiano Henry Pearce foi a grande sensação na prova do skiff simples do remo, personificando o espírito dos Jogos Olímpicos e do futuro sentimento do bom-senso ecológico que permeou o final do século 20. Na metade da disputa, durante as quartas de final, o atleta deixou os remos de lado para permitir a passagem de uma singela família de patos que atravessou bem à frente do seu barco. Mesmo com a parada forçada, o australiano ganhou a eliminatória. Posteriormente, ele ficou com a medalha de ouro na decisão, o único primeiro lugar do seu país em Amsterdã, das quatro medalhas conquistadas.

. A cerimônia de abertura foi feita com desfile da delegação grega, como uma homenagem aos fundadores dos Jogos. Encabeçando a passagem da delegação norte-americana estava Douglas MacArthur, futuro general que derrotaria os japoneses na Segunda Guerra Mundial.

. Na disputa feminina dos 200m peito, um fato inédito. A alça do maiô da nadadora alemã Hildegard Schrader caiu, deixando descoberto o seu seio, incidente que a fez nadar mais rápido e ganhar o ouro. No final da prova, a alemã ficou na água e foi ajudada a se recompor pelas rivais.

. Ao final dos 800m, participantes desmaiaram pelo esforço. O papa Pio 11 considerava desumana a participação feminina nos Jogos. Finalmente, a Iaaf (federação internacional) proibiu todas as corridas femininas superiores aos 200m, medida que vigoraria até os Jogos de Roma, em 1960.

Você sabia?
. O esgrimista Attila Petschauer, que deu a primeira medalha de ouro à Hungria na história das Olimpíadas, teria um final trágico. Ele morreria, anos mais tarde (em 1943), torturado pela própria polícia húngara, por ser judeu no meio da Segunda Guerra. Outro membro da equipe, Janos Garay, morreria em um campo de concentração nazista.
. Vencedor das provas de 100m e 200m e uma das estrelas dos Jogos, o canadense Percy Williams teve uma vitória pessoal em Amsterdã. Quando ele tinha 15 anos, os médicos o haviam proibido de fazer qualquer prática esportiva.
. Apesar de ser um dos grandes da história, o sueco Arne Borg nunca teve muita sorte nos Jogos Olímpicos. Em 1928, ganhou sua única medalha de ouro ao vencer os 1.500m livre, prova em que manteve o recorde mundial por 11 anos. Depois de três Olimpíadas, teve mais duas medalhas de prata e outras duas de bronze, além de 32 recordes mundiais.
. A cerimônia de abertura foi boicotada pela França. O motivo foi um incidente diplomático: um porteiro do Estádio Olímpico havia negado acesso ao representante da delegação, Paul Mericamp, secretário-geral da federação de atletismo.


1932 – LOS ANGELES, EUA


HISTÓRIA


. O "crash" da Bolsa de Valores em 1929 fez o mundo duvidar do poderio econômico dos EUA, e a economia norte-americana só começou a se recuperar em 1933, com o New Deal do presidente Roosevelt. No esporte, porém, a resposta veio já em 1932, com os Jogos Olímpicos de Los Angeles.

. Apesar da recente crise financeira, não faltou dinheiro para organizar os Jogos. Graças ao patrocínio de US$ 1,5 milhão da Prefeitura de Los Angeles e ao apoio da iniciativa privada, várias instalações foram construídas ou reformadas. O Estádio Olímpico, por exemplo, teve a capacidade ampliada de 70 mil para 100 mil lugares. Construiu-se, também, um estádio hípico e o campo de futebol americano da Universidade de Pasadena foi transformado em um velódromo para 85 mil espectadores.

. A Vila Olímpica, inovação dos Jogos de 1924, foi construída em estilo colonial, com 700 casas pré-fabricadas erguidas sobre um campo de golfe com vista para o oceano Pacífico. Em um detalhe hollywoodiano, a segurança da Vila foi feita por vaqueiros a cavalo.

. A crise, porém, foi sentida. Os elevados custos da viagem para a costa oeste dos EUA fizeram de Los Angeles (1932) a edição olímpica com a menor participação de atletas desde 1908. Apenas 1.332 esportistas competiram menos da metade de Paris (1924) e de Amsterdã (1928).

. A crise financeira no Brasil também fez a diferença nos Jogos. O governo brasileiro financiou a viagem dos atletas para Los Angeles em troca de trabalho. A delegação embarcou com 50 mil sacas de café em um navio e tinha de vender a semente pelo caminho. Quem não vendesse não competiria.

. Dos 69 atletas que foram para os EUA, 24 retornaram. Além dos esportistas que superaram a "eliminatória do navio", outros 13 viajaram por conta própria, completando a equipe.

. Entre os 58 atletas brasileiros havia apenas uma mulher, a nadadora Maria Lenk, que se tornou a primeira atleta sul-americana a competir numa Olimpíada. Lenk participou dos 100m livre, dos 100m costas e dos 200m peito, prova em que foi eliminada nas semifinais. A atleta aprendeu a nadar no rio Tietê e ficou conhecida no país por introduzir por aqui o nado borboleta.

. Entre os homens, poucos se destacaram. O corredor Adalberto Cardoso, por exemplo, precisou de um esforço sobre-humano para disputar a prova dos 10.000m. O navio brasileiro aportou em San Francisco, e Cardoso precisou ir a pé e de carona até Los Angeles. Depois de um dia, chegou ao local da prova, bastante atrasado. Cardoso juntou-se aos demais atletas quando faltavam só dez minutos para a largada. Com toda essa trapalhada, terminou a corrida em último. Sua história acabou rendendo notícias nos jornais norte-americanos. O "Los Angeles Times" apelidou o brasileiro de "O Homem de Ferro".

. Nos outros países, dois grandes nomes do atletismo mundial não participaram dos Jogos: o finlandês Paavo Nurmi e o francês Jules Ladomegue. Nurmi foi proibido de participar pela Federação Internacional de Atletismo um dia antes da cerimônia de abertura, acusado de ter exigido o pagamento de um percentual sobre os ingressos vendidos nas corridas de que participava. Ladoumegues, por sua vez, foi suspenso pela federação francesa pelo mesmo motivo, mas esteve em Los Angeles como enviado especial do jornal "L'Intransigeant".

CURIOSIDADES

. A polonesa Stanislawa Walasiewicz venceu os 100m com recorde mundial - 11s9 - recebendo o título de "mulher mais rápida do mundo". Criada nos EUA, adotou o nome de Stella Walsh e competiria pelos EUA nos Jogos se tivesse conseguido a naturalização. Não conseguiu, competiu pela Polônia e virou celebridade tanto na América, quanto em sua terra natal. Em 1980, porém, saindo de um supermercado em Cleveland, foi assassinada. A polícia fez uma autópsia e acabou surpresa: a campeã olímpica era hermafrodita.

. Apesar da "Lei Seca" que vigorava nos EUA na época dos Jogos, o governo norte-americano permitiu que as delegações de França e Itália levassem vários litros de vinho para Los Angeles. Os países alegaram que a bebida fazia parte da sua dieta alimentar.

. Nos 400m com barreiras, Glenn Hardin (EUA) foi prata, mas bateu um recorde mundial. Robert Tisdale (IRL) foi ouro com melhor tempo, 51s7 contra 51s9, mas não teve o recorde homologado porque derrubou uma barreira. Pelas regras, o resultado valia, mas o recorde.

. Nos 400m livre da natação, Buster Crabbe (EUA) levou o ouro. Anos mais tarde, assim como o compatriota Johnny Weissmuller, virou o Tarzan de Hollywood. Já o esgrimista Errol Flyn (AUS) saiu sem medalhas, mas também virou estrela, com As Aventuras de Robin Hood.

Você sabia?
. Japão dominou a natação (11 pódios, 5 ouros), com uma equipe com média de 15 anos. Exemplos da precocidade, Yosuki Miyazaki, 16 (nos 100m), e Kusuo Kitamura, 14 (1.500m), foram ouro.

. Pela primeira vez, árbitros mudaram o resultado de uma final ao rever imagens da chegada. O bronze nos 110m com barreiras, que na primeira vez favoreceu Jack Keller (EUA), foi dado a Donald Finlay (GBR).

. Campeã olímpica em 1928, a seleção de hóquei sobre a grama da Índia pediu que Mahatma Ghandi fizesse um chamado à população para contribuir com dinheiro para a viagem. Ghandi respondeu: "O que é hóquei?"

. Depois de ter conquistado a Manchúria e instalado um governo fantoche, o Japão tentou enviar uma delegação da região para participar dos Jogos. Apesar da pressão, o COI negou o pedido.

. Jornalistas do mundo todo usaram novidades tecnológicas, como um centro com linhas de telex. Jornais ou agências de notícias contavam com impressora própria para divulgar os resultados.

. Juan Zabala (ARG) venceu a maratona, mas quase não sobreviveu. Na chegada, o boxeador Carmelo Robledo, campeão olímpico, acertou um mastro de bandeira na cabeça de Zabala, que desmaiou.


1936 – BERLIM, ALEMANHA


HISTÓRIA

. Berlim foi eleita para receber os Jogos Olímpicos de 1936 cinco anos antes, quando o nazismo ainda não tinha chegado ao poder na Alemanha. Com a ascensão do Terceiro Reich, porém, o COI tentou tirar os Jogos dos alemães, sem sucesso. Os norte-americanos, inclusive, programaram os Jogos Alternativos em Barcelona, cancelados devido à Guerra Civil Espanhola.

. Os nazistas não pouparam esforços para fazer da Olimpíada propaganda do regime. Os melhores engenheiros do Reich projetaram o Estádio Olímpico, que custou US$ 30 milhões. Todas as grandes indústrias alemãs colaboraram, visando fazer dos Jogos um momento histórico para a glória de Adolf Hitler.

. Um memorando secreto transmitido no dia 18/07/1936 para todas as forças de segurança advertia: "O desenvolver grandioso e sem incidentes dos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, é da maior importância para a imagem da nova Alemanha aos olhos de nossos convidados estrangeiros".

. A Olimpíada de Berlim obteve grande êxito popular, com mais de 3 milhões de espectadores nas arquibancadas. O evento também pode ser acompanhado por meio de uma novidade: a televisão. Além disso, o regime encomendou a Leni Riefenstahl, a cineasta oficial do Reich, a realização de um documentário oficial, chamado "Deuses do Estádio".

. Berlin foi também a última Olimpíada antes da Segunda Guerra Mundial. À época, já se ouvia na capital da Alemanha rumores de uma luta que acabaria por devastar a Europa. O conflito eclodiria em 1939, e as duas edições seguintes dos Jogos, programadas para Tóquio (1940) e Londres (1944), foram canceladas.

. Um ano antes de Berlim (1936), o Brasil ainda não sabia qual a entidade responsável pela organização da equipe que iria à Alemanha. Até 1935, a CBD era quem organizava as delegações olímpicas do país. A criação do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) no mesmo ano armou a confusão. As entidades brigaram para ver quem levaria os atletas a Berlim. A disputa só foi decidida na véspera do embarque, em favor do COB, depois que a CBD concordou em fundir as equipes.

. Após todo esse conflito, o Brasil foi para a Alemanha com 95 atletas (sendo 6 mulheres), o maior número até então. Nas competições, os brasileiros mais uma vez ficaram sem medalha. Foi a última vez que o Brasil saiu de uma Olimpíada sem nenhuma conquista.

. Das dez modalidades em que os brasileiros foram inscritos, os melhores resultados vieram na natação e no atletismo. A nadadora Piedade Coutinho chegou em 5° lugar nos 100m livre. Para azar da brasileira, duas das melhores nadadoras da história participaram dessa decisão: a holandesa Hendrika Mastenbroeck, ouro, e a dinamarquesa Ragnhild Hveger, prata.

. No atletismo, Sylvio de Magalhães Padilha correu os 400m com barreiras em 54s e ficou com a 5ª colocação. Campeão brasileiro de basquete, atletismo e integrante da equipe de polo aquático em Los Angeles-1932, Padilha prosseguiu no esporte como dirigente e chegou à presidência do COB na década de 1960.

. O Brasil também participou da estreia do basquete nos Jogos Olímpicos com sua equipe masculina. Ficou na 8ª colocação.

CURIOSIDADES

. Pela primeira vez os Jogos foram televisionados. As competições foram transmitidas graças ao Fernsehkanone (canhão da televisão), uma imponente câmara totalmente eletrônica construída pela empresa Telefunken. Perto do Estádio Olímpico foi erguida a Funkturm, a torre emissora, junto a um estúdio de mixagem que produzia oito horas diárias de programação para os berlinenses. Como poucos tinham TV na época, foram montadas 25 salas de exibição pela cidade, em grandes teatros, para que o público acompanhasse os Jogos.

. Os líderes nazistas tentaram por todos os meios trocar o membro alemão do COI, Theodore Lewald, de origem judaica, por Hans von Taschmmer und Osten, filiado ao partido. O presidente do COI resistiu à pressão, ameaçando anular os Jogos.

. Na esgrima, a alemã judia Helene Mayer, radicada nos EUA, foi convidada a competir pelo seu país natal. Ganhou a prata na espada e, durante a premiação, fez a saudação nazista. A maioria dos atletas judeus alemães, porém, foi barrada dos Jogos.

. O norte-americano Glenn Morris, campeão do decatlo, foi o 3° "Tarzan" saído dos Jogos Olímpicos. Os outros foram Buster Crabbe, conhecido como Johnny Weissmuller (5 ouros entre 1924 e 1928) e Herman Brix (arremessador de peso, prata em 1928).

Você sabia?
. Debaixo de chuva, 2 mil pessoas assistiram à primeira final olímpica do basquete. No 1º tempo, os EUA venceram o Canadá (15 a 4). No 2º tempo, a quadra virou lamaçal e cada time marcou quatro pontos.

. Jesse Owens e o alemão Carl Lutz Long deram uma lição de luta contra o preconceito no salto em distância. Apesar do clima de constrangimento que Owens causou nos dirigente alemães, Long se tornou um grande amigo do norte-americano. Tanto que Owens foi à Alemanha nos anos 1960 para ser padrinho de casamento do filho de Long.
. Presidente da Fifa por 24 anos (1974-1998), o então nadador brasileiro João Havelange competiu em Berlim nos 400m e nos 1.500m livre, além de integrar a seleção de polo aquático.

. Na estreia olímpica do handebol, a modalidade era diferente da atual. O jogo era disputado em campos de futebol por times de 11 jogadores. Depois de Berlim, ficou fora do programa olímpico até 1972.

. Eleanor Holm-Jarret, estrela da natação norte-americana, que havia sido suspensa em 1934 sob acusação de profissionalismo, conseguiu a classificação para Berlim e viajou como favorita. A bordo do navio, porém, ficou mais tempo no bar, bebendo champanhe. Na chegada à Alemanha, foi afastada por "não respeitar as regras do treinamento".
. No remo, na prova do quatro com timoneiro, o barco francês foi bronze. O timoneiro, Noel Vandernotte, tinha apenas 12 anos e estava competindo com o pai Fernand e o tio Marcel.


1948 – LONDRES,  INGLATERRA


HISTÓRIA

. A Olimpíada de Londres (1948) foi a resposta do Movimento Olímpico para a Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945. Após um intervalo de 12 anos, um conflito mundial que deixou um saldo de 20 milhões de mortos e sem o Barão de Coubertin, que morreu em 1937, os Jogos Olímpicos só renasceram graças ao entusiasmo de alguns membros do COI.

. Após a morte Coubertin e do seu sucessor, o belga Henri Baillet-Latour (que morreu ao ser avisado da morte em combate de seu filho), o Movimento Olímpico estava fraco. Tanto que o presidente interino do COI, o sueco Sigfrid Edstroem, convocou o comitê executivo e só compareceram à reunião o norte-americano Avery Brundage e o britânico Lord Aberdale.

. Com a guerra, as edições dos Jogos marcadas para Tóquio (1944) e Londres (1948) foram canceladas. Em 1948, Tóquio ainda não tinha condições de organizar os Jogos e deixou a disputa. Londres herdou o direito de organizar o evento após vencer, em fevereiro de 1946, em votação pelo correio, a suíça Lausanne e quatro cidades norte-americanas: Baltimore, Los Angeles, Minneapolis e Filadélfia.

. O comitê de organização foi presidido por Lord Burghley, campeão olímpico dos 400m com barreiras em 1924, prata em 1928 e herói de guerra como aviador da Real Força Aérea britânica, a RAF.

. Muitos atletas que tinham participado dos Jogos de 1936 morreram na guerra, entre eles campeões olímpicos como o nadador húngaro Ferenc Csik (100m livre e 4 x 200m livre) e os alemães Carl Long (salto em distância), Wilhelm Leichum (4 x 100m), Rudolph Harbig (4 x 400m) e Hans Woelke (arremesso de peso).

. Várias nações pediram ao COI a exclusão dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), como já havia acontecido com os perdedores da Primeira Guerra Mundial. A Itália foi a única que competiu. A ausência de um governo reconhecido foi a alegação oficial para a Alemanha não ser convidada. Os japoneses, convidados, preferiram não ir.

. A União Soviética manteve sua política de isolamento, iniciada em 1917, e não participou. Novos países comunistas, como a Tchecoslováquia, resolveram participar.

. Depois de três Olimpíadas sem conquistar medalha, o Brasil finalmente voltou ao pódio, com a seleção masculina de basquete, que ganhou a medalha de bronze. Foi a primeira do Brasil em esportes coletivos.

. O Brasil disputou 11 modalidades e teve poucos destaques além do basquete. No atletismo, o melhor desempenho foi no salto triplo masculino, iniciando o ciclo de conquistas da prova mais vitoriosa do atletismo nacional. Hélio da Silva terminou em 8° lugar, com 14,49m. Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão nas duas Olimpíadas seguintes, não conseguiu passar das eliminatórias.

. No basquete, o time masculino fez uma campanha surpreendente em Londres (1948). Com sete vitórias consecutivas, a equipe perdeu apenas na semifinal, contra a França. Na disputa pelo bronze, o time treinado por Moacyr Daiuto venceu o México (52 a 47), garantido a medalha que não era conquistada havia 28 anos.

CURIOSIDADES

. A holandesa Fanny Blankers-Koen ganhou o apelido de "dona de casa voadora" ao ganhar 4 ouros (100m, 200m, 80m com barreiras e revezamento 4 x 100m). Com 30 anos, calou os críticos que pediram para ela voltar para cuidar de seus dois filhos pequenos. Só não subiu mais ao pódio (era recordista mundial do salto em altura e em distância) porque a regra à época limitava as mulheres a apenas três provas individuais. Aos 18 anos, em sua primeira Olimpíada, o rendimento não foi tão brilhante: quinto lugar no 4 x 100m e sexto no salto em altura.

. Pouco antes da largada de uma das séries dos 100m livre, um nadador paquistanês tirou seu roupão e percebeu que tinha esquecido de vestir o maiô. Na tentativa de esconder sua nudez, ele se atirou na piscina. Os juízes da competição decidiram desclassificá-lo.

. Alice Coachman (EUA) venceu a prova de salto em altura, tornando-se a primeira mulher negra a ganhar uma medalha de ouro. Anos mais tarde, ela foi a primeira negra a representar a marca de um produto de consumo: foi escolhida como garota-propaganda da Coca-Cola.

. O ouro de Karoly Takacs na pistola rápida não seria anormal se não tivesse sido conquistado com a mão esquerda. Ele perdeu a direita em 1938, ao manusear uma granada com defeito que explodiu. Após um mês no hospital, passou a treinar a mão esquerda.

Você sabia?
. A ginasta tcheca Marie Provaznikova foi a primeira atleta olímpica a desertar para o Ocidente. Ela explicou sua atitude pela "falta de liberdade de expressão, censura à imprensa e proibição de se reunir" depois da intervenção soviética em seu país, em fevereiro de 1948.

. As provas da natação foram disputadas na Empire Pool, uma piscina alugada para os Jogos, de 50m e construída em uma antiga pista de patinação. Londres ainda estava em reconstrução após a guerra.

. Com a divisão da Índia em dois países (Índia e Paquistão), os indianos sofreram um importante êxodo de seus jogadores de hóquei na grama. Apenas um atleta da equipe campeã nos Jogos de Londres tinha participado da Olimpíada de 1936.

. Nos 100m, o norte-americano Barney Ewell cruzou a linha e olhou para o lado. Seu adversário mais próximo estava um metro atrás. Ele comemorou. Não contava, porém, com o compatriota Harrison Dillard, que, na raia externa, foi o vencedor.


1952 – HELSINQUE, FINLÂNDIA


HISTÓRIA

. A cidade de Helsinque (Finlândia) tinha apenas 367 mil habitantes em 1952, quando recebeu os Jogos Olímpicos. Nunca uma cidade tão pequena abrigou o evento. Exemplo da grandiosidade olímpica em relação às pequenas proporções da capital finlandesa era o Estádio Olímpico: com 70 mil lugares, o local podia acolher um quinto dos habitantes da cidade-sede.

. Os Jogos "intimistas" marcaram o primeiro confronto entre as duas grandes potências mundiais esportivas, que dominariam as disputas olímpicas desde então. Pela primeira vez desde a Revolução Bolchevique de 1917, a União Soviética esteve presente. Apesar de competir em campeonatos europeus de algumas modalidades, apenas em 1951 os soviéticos pediram reconhecimento ao COI.

. Com isso, os EUA tinham uma ameaça real à sua supremacia. Desde Saint Louis (1904), os norte-americanos só perderam os Jogos de Berlin (1936), para a Alemanha. No quadro geral de medalhas, os EUA dominaram com 40 ouros contra 22, mas a União Soviética chegou perto no número total de pódios, com 71 contra 76.

. Nessa Olimpíada, a tensão política gerou uma divisão física entre os países. As delegações dos países ocidentais foram hospedadas na Vila Olímpica de Kapylae, em uma área de 200 mil m², formada por 21 prédios que hospedavam 4.800 atletas.

. As delegações da URSS e de seus países-satélites ficaram no litoral do mar Báltico, em Otaniemi, onde foram construídos três grupos de prédios com capacidade para 1.200 atletas.

. A Alemanha voltou aos Jogos, mas apresentou um quadro político confuso. Banido de Londres (1948), o país voltou a se apresentar unido, sem distinção entre as metades ocidental e oriental, apesar de não ter na delegação nenhum atleta do leste.

. Além disso, os Jogos contaram com o Sarre, uma região carbonífera do sul da Alemanha, independente desde o final da Segunda Guerra. Seu comitê olímpico desapareceu em 1956, quando a região, depois de um plebiscito, voltou a fazer parte da Alemanha.

. Com a maior delegação desde que estreou em uma Olimpíada, em Antuérpia (1920), o Brasil teve no evento finlandês seu melhor desempenho até então, graças ao reinado de Adhemar Ferreira da Silva no salto triplo. Com o título olímpico do atleta paulista, os brasileiros terminaram os Jogos na 24ª posição, com um ouro e dois bronzes.

. Além do título, Adhemar quebrou quatro vezes o recorde olímpico e duas vezes o recorde mundial na prova. Favorito ao ouro, o paulistano, então com 25 anos, bateu o recorde pela primeira vez em seu segundo salto, com 16,12m. No quinto, o brasileiro alcançou sua melhor marca, 16,22m, nova marca mundial. Quando encerrou sua participação com um salto de 16,05m, o ouro já estava garantido.

. Ainda no atletismo, o Brasil conquistou sua segunda medalha: o bronze no salto em altura do carioca José Telles da Conceição.

. A terceira medalha veio na natação: Tetsuo Okamoto chegou em 3° lugar nos 1.500m livre, bateu o recorde sul-americano com 18min51s3 e virou o "peixe-voador".

CURIOSIDADES

. Na final dos pesos-pesados do boxe, enfrentaram-se Ingemar Johansson (Suécia) e Edward "Big Ed" Sanders (EUA). O norte-americano era o grande favorito, pela facilidade com que tinha vencido as lutas anteriores. Impressionado com a fama do adversário, Johansson evitou o confronto, dando voltas em torno do rival pelo ringue. Os juízes o desclassificaram por falta de combatividade e ele não recebeu a medalha de prata. Mais tarde, Johansson se tornou campeão mundial de boxe profissional na mesma categoria, ao derrotar Floyd Patterson, em 1959. Sanders, por sua vez, morreu de hemorragia cerebral em 1954, depois de ser nocauteado em sua nona luta como profissional.

. Durante a cerimônia de abertura, uma ativista alemã do movimento feminino desceu da arquibancada e correu ao palco. Bárbara Rotbraut-Pleyer queria ler uma mensagem em favor da paz, mas foi impedida pelo membro finlandês do COI, Eric von Frenckell.

. Hannes Kolehmainen, campeão olímpico dos 5.000m em 1912, acendeu, ao lado do lendário Paavo Nurmi, a pira de 72,71m. A altura inusitada é uma referência à distância do lançamento de dardo conseguida pelo também campeão olímpico finlandês Matti Jarvinen em 1932.

. Horace Ashenfelter, um agente do FBI de 27 anos, treinava à noite utilizando os bancos das praças. Ele ganhou a prova dos 3.000m com obstáculos e ainda quebrou o recorde mundial. Durante a comemoração, subiu 30 lances de arquibancada para beijar sua esposa.

Você sabia?
. Os preparativos para a Finlândia sediar a Olimpíada começaram em 1938, depois que Helsinque aceitou substituir Tóquio como sede dos Jogos de 1940. Mas a invasão do país pelas tropas soviéticas forçou o cancelamento do evento.
. Aos 15 anos e 123 dias, a norte-americana Barbara Jones tornou-se a mais jovem mulher a conquistar um ouro, no revezamento 4 x 100m.

. Durante a entrega das medalhas dos 1.500m rasos, uma falha no protocolo decepcionou o vencedor, Josy Barthel. Nascido em Luxemburgo, o atleta não escutou o hino de seu país, que não foi encontrado pelos organizadores do evento.
. Pela primeira vez, uma mulher, a uruguaia Estrella Puentes, foi escolhida como porta-bandeira de uma delegação durante a cerimônia de abertura.


1956 – MELBOURNE, AUSTRÁLIA


HISTÓRIA

. Em 1956, quando Adhemar Ferreira da Silva saltou 16,35m na final do salto triplo, estabeleceu um recorde que perduraria pelos próximos 48 anos. A marca não foi a melhor do mundo à época, nem mesmo a melhor da carreira do saltador. Mas foi com ela que Adhemar chegou ao bicampeonato olímpico, feito só igualado por brasileiros nos Jogos de Atenas (2004), pelos velejadores Torben Grael e Robert Scheidt e pelos jogadores de vôlei Maurício e Giovane.

. O atleta paulista foi o único destaque do Brasil na Olimpíada de Melbourne. Com a distância, o alto custa da viagem e o cenário internacional incerto, apenas 48 brasileiros disputaram os Jogos. Em Helsinque (1952), a delegação verde-amarela teve 107 representantes.

. Adhemar foi o único brasileiro a ganhar uma medalha em Melbourne. Como campeão olímpico em 1952, ele tinha quebrado o recorde mundial da prova em 1955, com a marca de 16,55m, nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México. Em 1956, superou o islandês Vilhjalmur Einarsson, com 16,35m. A marca era o novo recorde olímpico.

. Em 1958, Adhemar mostrou seu lado artístico, atuando no filme "Orfeu Negro". Ele ainda foi escultor, professor de educação física, formou-se em direito e licenciou-se em relações públicas. Falava fluentemente cinco idiomas e trabalhou na embaixada do Brasil na Nigéria. Morreu no dia 12/01/2001, aos 73 anos, vítima de diabetes.

. O Brasil ainda levou outra lenda do esporte para a Austrália. Eder Jofre, o primeiro boxeador brasileiro campeão mundial, chegou perto da medalha. O paulista foi derrotado nas quartas de final, por pontos, pelo chileno Cláudio Barrientos, na categoria galo.

. Na primeira Olimpíada do hemisfério Sul, fora do eixo Europa-América do Norte, o COI violou pela primeira vez a Carta Olímpica. A lei australiana impôs uma quarentena de seis meses a todo cavalo procedente de outro país. O COI decidiu, então, mandar para Estocolmo, na Suécia, as provas de hipismo.

. Os problemas dos Jogos, porém, não pararam aí. O contexto político internacional da época era preocupante. A intervenção franco-britânica no canal de Suez (Egito), o segundo conflito árabe-israelense, a violência na África do Norte, motivada pelas lutas pela independência, e a intervenção dos tanques soviéticos em Budapeste criaram dúvidas sobre a disputa dos Jogos.

. Egito, Iraque e Líbano boicotaram a Olimpíada em protesto pelo conflito árabe-israelense. Israel enviou uma delegação de três atletas, por causa da convocação para servir o Exército. Holanda, Espanha e Suíça não foram aos Jogos para protestar contra a invasão à Hungria. A China popular não participou por causa da presença de Formosa (atual Taiwan).

. A intervenção soviética na Hungria causou tanta revolta que, no polo aquático, membros das equipes soviética e húngara trocaram socos dentro da piscina. O jogo precisou ser suspenso quando a Hungria vencia por 4 a 0 e a polícia entrou em cena. Nesse cenário, a União Soviética terminou pela primeira vez na frente dos EUA no quadro de medalhas (98 a 74).

CURIOSIDADES

. Vencedores no lançamento de martelo masculino e no lançamento de disco feminino, o norte-americano Harold Conolly e a tcheco-eslovaca Olga Fikotova se conheceram na Vila Olímpica e se apaixonaram, criando um incidente internacional. No mesmo ano, apesar das pressões, a Cortina de Ferro se abriu para que os dois se casassem em Praga. Harold participou de quatro Olimpíadas, e Olga, de cinco. Em 1972, Olga Connoly foi escolhida para levar a bandeira norte-americana nos Jogos de Munique. Em 1973, o casal se divorciou e Harold casou-se com outra atleta olímpica, Pat Daniels.

. Uma mãe australiana, Shirley Strickland, foi ouro nos 80m com barreiras e no revezamento 4 x 100m. No total, ganhou 7 medalhas olímpicas: 3 de ouro (2 em Melbourne e 1 em Helsinque-1952), uma de prata (em Londres-1948) e 3 de bronze (2 em 1948 e uma em 1952).

.  A ginasta húngara Agnes Keleti, aos 35 anos, chegou a 10 medalhas em Olimpíadas na Austrália. O feito foi conquistado poucos dias depois de uma tragédia pessoal: seu pai foi assassinado por soldados soviéticos, na invasão a Budapeste.

. A cerimônia de encerramento dos Jogos foi marcada por uma inovação. Por sugestão do imigrante chinês John Ian Wing, um aprendiz de carpinteiro que morava na Austrália, os atletas desfilaram juntos, sem separação por país, para marcar a união dos povos.

Você sabia?
. A australiana Beth Cuthbert venceu os 100m e os 200m rasos e ainda ajudou o time do 4 x 100m a conquistar o bronze. Aos 18 anos, virou heroína australiana e recebeu o apelido de "Menina de Ouro".

. O domínio americano foi quase total no atletismo. No lançamento de disco, Al Oerter iniciou sua série vencedora de quatro ouros.

. Na maratona, o francês Alain Mimoun venceu Emil Zatopek, a "Locomotiva Humana", seu carrasco em Olimpíadas passadas. Após cruzar a linha, o francês esperou pelo amigo, que terminou em sexto.

. Na natação, a Austrália dominou graças a Forbes Carlile, que criou o "interval training", método revolucionário de preparação.


1960 – ROMA, ITÁLIA


HISTÓRIA

. A decepção de 1908, quando Roma teve de abdicar de organizar os Jogos Olímpicos por causa da erupção do Vesúvio, aumentou ainda mais a importância dos Jogos de 1960. Para celebrar a Olimpíada, os italianos usaram seus principais pontos turísticos para receber provas.

. A chegada da maratona, por exemplo, foi no Arco de Constantino. A competição de luta livre, na Basílica de Constantino, nas ruínas do Fórum Romano, e a ginástica, nas Termas de Caracala. Tudo para lembrar que Roma recebeu as Olimpíadas da Antiguidade, até a proibição do imperador Teodósio, em 393.

. Apesar da opção pelo clássico, Roma investiu antes de receber a competição. Para construir novas instalações e infraestrutura necessárias, o comitê organizador gastou US$ 30 milhões. O aeroporto internacional de Fiumicino, por exemplo, foi construído para os Jogos.

. Os belos cenários da Olimpíada marcaram também a primeira edição com transmissão mundial pela televisão. A rede inglesa Eurovision exibiu 93 horas e 40 minutos de programação. Cerca de 100 canais exibiram imagens para a Europa, ao vivo para 18 países.

. Foi também a primeira vez que uma Olimpíada foi retransmitida para os EUA. A rede ABC pagou US$ 400 mil pelos direitos, mas as imagens chegavam com atraso, já que as fitas de vídeo eram enviadas de Roma para Nova York por avião.

Campeões mundiais ficam com bronze
. Com Adhemar Ferreira da Silva já em declínio, mas presente na delegação, a grande estrela do time brasileiro foi a seleção de basquete do técnico Kanela, campeã do mundo de 1959. Considerada por muitos o melhor time de basquete do Brasil de todos os tempos, a seleção era formada por Algodão, Amaury, Wlamir, Mosquito, Édson, Fernando, Jathyr, Rosa Branca, Sucar, Moyses, Waldemar e Waldyr.

. Embalados pelo título do ano anterior, a equipe deu ao basquete brasileiro sua segunda medalha de bronze na história, com uma bela campanha. Em oito jogos, venceu seis e perdeu dois. Na primeira fase, ganhou todas as partidas, inclusive da poderosa União Soviética (58 a 54).

. No quadrangular final, no entanto, os soviéticos deram o troco com uma vitória apertada (64 a 62). Depois, a URSS acabou com a medalha de prata. O ouro foi para os EUA, que derrotaram o Brasil por 90 a 63.

. Já sem o brilho do bicampeonato, Adhemar não chegou à final. Sua despedida das Olimpíadas, porém, foi marcante: ele foi ovacionado pela torcida italiana após a sua última tentativa na fase classificatória do salto triplo.

. Na natação, o Brasil conquistou a medalha de bronze com Manoel dos Santos, na prova dos 100m livre. A cor da medalha só não foi outra por causa de 0s2. O nadador paulista liderou durante boa parte da prova, mas foi ultrapassado pelo australiano John Devitt e pelo norte-americano Lance Larson na reta final.

CURIOSIDADES

. Na vela, nas regatas da classe Dragão, a Grécia velejou melhor do que Argentina, prata, e Itália, bronze, e levou a medalha de ouro. Fazia parte da tripulação grega o príncipe herdeiro Constantino, que também era membro do COI. Após a vitória, os gregos lançaram um selo em homenagem ao príncipe. Na mesma classe, no barco filipino, estava Francisco González, que ganharia triste fama quatro anos mais tarde. Ameaçando suicídio, atirou no piloto e no copiloto em um voo comercial, na Califórnia, causando a morte de 44 passageiros.

. Um ladrão e um doente foram as grandes surpresas das pistas italianas. Armin Hary, alemão, foi o primeiro ouro dos 100m rasos que não falava inglês. Em 1981, foi condenado por desviar dinheiro da Igreja. O italiano Livio Berrutti, ouro nos 200m, era míope e doente do fígado.

. A soviética Irina Press venceu os 110m com barreiras. Sua irmã mais velha, Tamara, foi ouro no arremesso de peso e no lançamento de disco. Juntas, bateram 26 recordes mundiais. Com o início dos testes de determinação do sexo, as duas desapareceram do cenário atlético.

. Como em 1956, as Alemanhas foram à Olimpíada com uma só delegação. Com bandeiras diferentes, usaram as três cores nacionais (amarelo, vermelho e preto) e o símbolo olímpico para evitar brigas. Os hinos foram trocados pela "Ode à Alegria", da Nona Sinfonia de Beethoven.

Você sabia?
. Dos 12 campeões de basquete dos EUA, dez se tornaram profissionais da NBA. Os maiores nomes foram Jerry Lucas e Oscar Robertson.

. O dinamarquês Knut Jensen foi o segundo atleta a morrer em uma Olimpíada, por insolação, nos 100 km contrarrelógio do ciclismo. Houve suspeita de doping. O primeiro a morrer nos Jogos foi o maratonista português Francisco Lázaro, em 1912.

. Tommy Kono (EUA), prata em Roma, é o único levantador de peso com três medalhas em pesos diferentes. Ele foi Mister Universo duas vezes.

. Os 400m com barreiras estavam amaldiçoados. Prata, Clifton Cushman (EUA) desapareceu em 1966, na Guerra do Vietnã. Bronze, Richard Howard morreu em 1967, de overdose de heroína.


1964 – TÓQUIO, JAPÃO


HISTÓRIA

. Fora da Europa, nenhum país sofreu tanto com a Segunda Guerra Mundial quanto o Japão, atingido por duas bombas nucleares norte-americanas. Depois de 19 anos da bomba de Hiroshima, os japoneses usaram a Olimpíada para provar que estavam renascendo.

. Em 1964, os Jogos foram disputados pela primeira vez no continente asiático. Tóquio tinha sido eleita como a sede olímpica de 1940, mas a capital japonesa desistiu em 1937, por causa do início da guerra contra a China. Em 1959, a cidade voltou vencer a eleição do COI, para os Jogos de 1964.

. Foram investidos US$3 bilhões na construção de complexos esportivos, na infraestrutura e no sistema de transporte da cidade, na época com mais de 10 milhões de habitantes. Grande parte desse valor veio da ajuda dos EUA, ainda em dívida com os japoneses pelos danos causados durante a Segunda Guerra.

. Entre as mais importantes construções estavam o Estádio do Judô e o Estádio Olímpico, projetado no estilo dos tradicionais templos japoneses. O último ficou lotado na cerimônia de abertura: como símbolo do renascimento japonês, o último a carregar a tocha olímpica foi Yoshinori Sakai, de 19 anos, nascido em Hiroshima em 06/08/1945, dia da explosão da bomba atômica.

. Tóquio (1964) também marcou o ressurgimento olímpico dos EUA. Após duas derrotas no quadro geral de medalhas para a União Soviética, os norte-americanos não pouparam esforços e terminaram à frente dos soviéticos em medalhas de ouro (36 a 30). A URSS, entretanto, conquistou mais medalhas (96 a 90).

. Para os Jogos Olímpicos de Tóquio (1964) o Brasil enviou uma delegação menor do que na Olimpíada anterior, mas com alguns nomes importantes do esporte nacional.

. O time de vôlei, sétimo colocado, tinha Carlos Arthur Nuzman, que 31 anos depois assumiu a presidência do COB.No futebol, o treinador Vicente Feola, que foi campeão da Copa do Mundo de 1958, comandou uma seleção de amadores. No hipismo, Nelson Pessoa foi quinto colocado nos saltos (seu filho, Rodrigo Pessoa, conquistou o título olímpico em 2004).

. A única medalha veio com o time de Wlamir Marques e Amaury Passos, no basquete. Bicampeã mundial (venceu o Mundial em 1959 e em 1963), seleção brasileira ficou com o bronze pela segunda vez seguida (e a terceira na história das Olimpíadas).

. A equipe brasileira, treinada por Kanela, era muito parecida com a que disputou Roma-1060. O núcleo era formado por Amaury, Wlamir, Mosquito, Rosa Branca, Jathyr, Edson Bispo e Sucar, além dos novatos Ubiratan, Friedrich Wilhelm Braun, Victor Mirschawka, Sérgio Machado e Edvar Simões. O time fez uma boa campanha na competição, vencida pelos EUA, com seis vitórias e três derrotas. Na disputa pela medalha de bronze, o Brasil derrotou Porto Rico por 67 a 60.

. No atletismo e na natação, modalidades em que os brasileiros mantinham regularidade na conquista de medalhas, o país passou em branco. Aída dos Santos foi a única brasileira na Olimpíada de Tóquio e, sem treinador, terminou em 4° lugar no salto em altura, passando da marca de 1,74m.

CURIOSIDADES

. O judô foi disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos. O país organizador, que domina o esporte, ganhou três das quatro medalhas de ouro. Porém, na categoria mais desejada, a livre (aberta a todos os pesos), a vitória foi de um holandês, Anton Geesink, derrotando na final o japonês Akio Kaminaga, um verdadeiro trauma nacional. Anos depois, Kaminaga admitiu em entrevista que pensou em harakiri, o ritual suicida japonês. Não aconteceu, e ele foi professor de judô até morrer, aos 56 anos.

. Campeão dos 10.000m, William Mills (EUA), descendente de índios Sioux, venceu o recordista mundial Ron Clarke, da Austrália. Depois da vitória, não deu a volta olímpica porque ainda havia corredores na pista. Voltou ao Estádio Nacional 20 anos mais tarde para dar a volta vitoriosa.

. O Comitê Olímpico Internaciona entregou o prêmio Fair Play em uma Olimpíada pela primeira vez no Japão. Os suecos Lars Gunnar Kall e Stig Lennart Kall, que desistiram da prova de vela para ajudar outros dois concorrentes cujo barco tinha afundado, foram os homenageados.

. Tricampeã olímpica, a australiana Dawn Fraser decidiu levar uma bandeira olímpica como lembrança. Resolveu roubar a que tremulava sobre o Palácio Imperial. Pega pelos guardas, só a intervenção do imperador evitou a prisão. Acabou suspensa por dez anos.

Você sabia?
. Michael Larrabee, professor de matemática em Los Angeles, venceu os 400m rasos e se tornou o primeiro branco a ganhar a prova em 32 anos. Seus alunos riram dele quando contou que iria tentar a classificação olímpica.

. Desclassificado, o peso-pena espanhol Valentin Loren vingou-se do árbitro com um soco no rosto. Acabou banido do boxe pela federação internacional do esporte.

. No judô, o filipino Thomas Ong perdeu duas lutas, uma em seis segundos e outra em quatro segundos. Ou seja, esteve em ação na Olimpíada por incríveis dez segundos.

. A Polônia venceu o revezamento 4 x 100m feminino com recorde mundial. Em 1967, porém, uma das corredoras do time, Ewa Klobukowska (também bronze nos 100m), tornou-se a primeira atleta reprovada no teste de comprovação de sexo.

. No boxe, o sul-coreano Choh Dong-kih foi desclassificado por manter a cabeça muito baixa. Protestou, sentado em uma banqueta no meio do ringue, por 51 minutos.

. Robert Hayes (EUA), ouro nos 100m rasos, largou as pistas para brilhar no time mais popular de futebol americano nos EUA, o Dallas Cowboys.

1960 - CIDADE DO MÉXICO, MÉXICO


HISTÓRIA

. A Olimpíada de 1968, na Cidade do México, apresentou ao mundo dois tipos de doping.

. O primeiro, natural, resultado da altitude: disputados a 2.240m do nível do mar, com resistência do ar menor e 30% de oxigênio a menos, os Jogos tiveram 68 recordes mundiais e 301 recordes olímpicos quebrados.

. O segundo, artificial. A Cidade do México viu, pela primeira vez, o controle antidoping em Olimpíadas. Somente um atleta foi eliminado por testar positivo a substâncias proibidas: o sueco Hans-Gunnar Liljenvall, do pentatlo moderno, por excesso de álcool.

. Além disso, testes de comprovação de sexo para as provas femininas foram adotados, pelas suspeitas sobre as características físicas de algumas campeãs dos países do bloco socialista. Nenhuma mulher foi desclassificada, mas várias atletas importantes não se inscreveram para os Jogos.

. O evento teve alto grau de envolvimento político, já que o ano de 1968 foi um dos mais politizados da história. No país-sede, pouco antes da abertura, 300 mil estudantes e professores entraram em greve e, dez dias antes da festa de abertura, tropas do governo abriram fogo contra milhares de manifestantes na praça das Três Culturas, matando centenas de jovens.

. No resto do mundo, a China vivia o início da Revolução Cultural. Na Tchecoslováquia, os sonhos de liberdade eram esmagados por tanques soviéticos na "Primavera de Praga". Na França, o governo enfrentava manifestos estudantis e, nos EUA, eram assassinados Robert Kennedy e o líder negro Martin Luther King.

. O Brasil aproveitou os primeiros Jogos disputados na América Latina para conseguir seu melhor desempenho olímpico da década. No México, foi uma medalha de prata e duas de bronze.

. No atletismo, o salto triplo novamente rendeu medalha ao Brasil. Depois do bicampeonato de Adhemar Ferreira da Silva, foi a vez de Nelson Prudêncio conquistar a prata. Ele saltou 17,27m, novo recorde mundial. Na última tentativa, quando o brasileiro já saboreava a vitória, o soviético Viktor Saneyev atrapalhou a festa verde-amarela e saltou 17,39m, conquistando o ouro.

. No boxe, o paulista Servílio de Oliveira conquistou a primeira e única medalha do Brasil na modalidade, bronze nos meio-médios, após perder na semifinal para o mexicano Ricardo Delgado.

. A terceira medalha veio em uma modalidade que, no futuro, se tornaria a mais vitoriosa do país em Olimpíadas, a vela. Na classe Flying Dutchmann, Reinaldo Conrad e Burkhard Cordes ganharam o bronze.

. O Brasil esteve próximo de outras duas medalhas. No basquete, a seleção masculina foi derrotada na disputa pela medalha de bronze pela União Soviética, por 70 a 53. Na natação, José Silvio Fiolo terminou a prova dos 100m peito a um décimo de segundo dos soviéticos Vladimir Kosinsky e Nikolai Pankin, medalhas de prata e bronze, respectivamente.

CURIOSIDADES

. Os Jogos da Cidade do México foram os primeiros da história a contar com o controle antidoping. O primeiro caso flagrado foi o do sueco Hans-Gunnar Liljenvall, por uso de álcool. A equipe da Suécia, 3ª na prova do pentatlo, foi desclassificada. A ingestão de bebida alcoólica entre os atletas do pentatlo era comum, com a justificativa de "relaxar" antes das provas de tiro. Liljenvall, porém, tinha uma concentração da substância muito superior ao limite aceitável. Ao falar sobre a bebedeira, ele disse que só havia bebido "duas cervejinhas".

Além do recorde mundial de Bob Beamon no salto em distância, outra marca que durou por anos foram os 9s95 de James Hines (EUA) nos 100m rasos, na primeira final exclusivamente negra da história. O recorde só foi quebrado 15 anos mais tarde, por Calvin Smith (EUA).

. Especialistas atribuem a chuva de recordes (68 mundiais e 301 olímpicos) a erros dos juízes na leitura da velocidade do vento. O argumento é a velocidade de exatamente dois metros por segundo (limite para homologação de uma marca) no salto de Robert Beamon.

. Apontada como causadora de recordes, a altitude foi vilã na longa distância. O ouro dos 5.000m veio com tempo inferior ao vencedor de 1952. Nos 10.000m, o tempo foi o pior dos últimos 20 anos, e o recordista mundial, o australiano Ronald Clarke, desmaiou ao cruzar a linha de chegada.

Você sabia?
. Nos primeiros Jogos Olímpicos na América Latina, foi feita uma homenagem ao descobrimento do continente. Até o México, a tocha seguiu a rota feita pelas caravelas de Cristóvão Colombo.

. No salto em altura, Richard Fosbury (EUA) foi ouro com uma nova técnica, o estilo Flop, em que o atleta salta de costas e passa a cabeça antes das pernas pelo sarrafo. O novo estilo passou a ser usado por todos os saltadores.
 
. O México obteve o pior rendimento de um país anfitrião em Olimpíadas. Conquistou apenas nove medalhas (3 ouros, 3 pratas e 3 bronzes), ficando em 15º lugar. O segundo pior anfitrião foi a Inglaterra, em 1948, com a 12ª posição.

. Ion Drimba, medalha de ouro na esgrima, no florete, fugiu do comunismo e veio para o Brasil. O romeno trabalhou com a seleção masculina, estabeleceu residência em Minas Gerais e morreu, sexagenário, em 2006.

. A medalha de prata de ciclismo na prova de contrarrelógio foi conquistada pela Suécia. O curioso é que o time escandinavo era composto por quatro irmãos: Erik, Gosta, Sture e Thomas Pettersson.

. Nas provas da natação, a protagonista foi uma infecção estomacal que derrubou grande parte dos nadadores, entre eles o supercampeão olímpico Mark Spitz (EUA), que, mesmo doente, foi ouro no 4 x 100m e no 4 x 200m livre, prata nos 100m borboleta e bronze nos 100m livre.


1972 – MUNIQUE, ALEMANHA


HISTÓRIA

. A Olimpíada de Munique imaginava ficar na história por seu gigantismo, mas ficou marcada pela matança de 18 pessoas, entre atletas israelenses, terroristas palestinos e policiais. Pela primeira vez, o maior evento esportivo do mundo foi paralisado. Cogitou-se suspender os Jogos, mas o COI decidiu manter a programação original.

. O mundo se comoveu na manhã do dia 5 de setembro, quando um grupo de terroristas palestinos da organização Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica de Munique e ingressou nos dormitórios da delegação israelense. Duas pessoas foram assassinadas imediatamente e outras nove foram feitas reféns do grupo. Os terroristas pediram a libertação de 200 árabes prisioneiros em Israel e ameaçaram executar dois reféns a cada hora.

. As competições tiveram que ser suspensas enquanto aconteciam as negociações entre os palestinos e as autoridades alemãs. A Vila Olímpica foi cercada por 4.000 policiais. Com a chegada da noite, a polícia convenceu o comando a seguir para o Cairo (Egito). Dois helicópteros partiram com os oito palestinos e os nove reféns em direção ao aeroporto militar. Na chegada ao aeroporto, a polícia lançou um ataque que resultou em verdadeiro fracasso: morreram 18 pessoas, entre elas os nove reféns, cinco terroristas palestinos, um policial e o piloto de um dos helicópteros.

. O incidente paralisou os Jogos por 34 horas. Holanda e Noruega abandonaram a competição, mas depois desistiram da ideia. Até o presidente do Comitê Organizador dos Jogos, o alemão Willi Daume, pediu o cancelamento definitivo do evento, mas o COI decidiu continuar a Olimpíada. Em homenagem aos mortos, foi realizada uma cerimônia no estádio de Munique. A competição prosseguiu, mas sem o mesmo brilho.

. Os Jogos de 1972, no coração da Baviera, marcaram o início do gigantismo nas Olimpíadas. A Vila Olímpica tinha capacidade para 16 mil pessoas, e o estádio, com 75 mil m², era uma inovadora obra de arquitetura, com seu teto suspenso de lona transparente.

. O Brasil participou com quase o mesmo número de atletas da edição anterior, 89 contra 84 na Cidade do México. Presente outra vez em 13 modalidades, os brasileiros conquistaram duas medalhas de bronze.

. No atletismo, e mais uma vez no salto triplo, o Brasil chegou ao pódio com Nelson Prudêncio. Prata na Cidade do México (1968), Prudêncio saltou 17,05m em Munique, contra os 17,35m do vencedor, o soviético Viktor Saneyev. A prata ficou com o alemão oriental Joerg Drehmel, que saltou 17,31m.

. No judô, o Brasil ganhou o bronze com Chiaki Ishii, na categoria meio-pesado. O atleta também disputou a categoria absoluto, terminando na 7ª colocação. O japonês naturalizado brasileiro é pai de Vânia Ishii, medalha de ouro no Pan de Winnipeg (1999) e prata no de Santo Domingo (2003), na categoria meio-médio.

. Nos esportes coletivos, os brasileiros não foram bem. Além do futebol, eliminado na primeira fase, no basquete e no vôlei as equipes masculinas terminaram em 7° e 8° lugares, respectivamente.

CURIOSIDADES

. Na prova de estrada, quatro membros do IRA (Exército Republicano Irlandês) se infiltraram entre os competidores e conseguiram derrubar um competidor compatriota. A sabotagem foi uma forma de represália pelo COI ter desfiliado a Rás Tailteann, a tradicional entidade ciclística que insistia em filiar atletas católicos da Irlanda do Norte, parte da ilha sob domínio inglês. Vários líderes do IRA eram ciclistas famosos e não aceitaram a criação de uma nova federação. Nos Jogos de 1956, três integrantes do grupo nacionalista da Irlanda tentaram participar da prova, mas foram retirados antes.

. A equipe espanhola de vela contou com o então príncipe Juan Carlos, atual rei do país. Em 1992, foi a vez de Felipe, seu herdeiro. Em 1996, a infanta Cristina participou em Atlanta, onde conheceu seu futuro marido, Iñaki Urdangarín, medalhista no handebol.

. A britânica Lorna Johnstone tornou-se em 1972, aos 70 anos, a mulher mais velha a participar de uma Olimpíada. Sua prova era o adestramento do hipismo, em que a amazona comanda o cavalo para fazer passos e movimentos obrigatórios. É preciso mais pulso que força.

. No final da maratona, um estudante com o uniforme alemão entrou no Estádio Olímpico e foi ovacionado. Os organizadores perceberam a farsa e o agarraram. O público, sem entender, vaiou a entrada de Frank Shorter (EUA), legítimo líder e ganhador.

Você sabia?
. Graças ao atraso de seus rivais Eddie Hart e Rey Robinson, o soviético Valery Borzov ganhou com facilidade a medalha de ouro nos 100m e 200m do atletismo. Os norte-americanos confundiram o horário das provas de classificação e chegaram tarde. Além da mancada dos oponentes, Borzov contou com uma equipe de cientistas que cuidavam de seu treinamento nos mínimos detalhes.

. Na luta livre, os irmãos norte-americanos Benjamin e John Peterson ganharam, respectivamente, ouro e prata na categoria semipesado. Em Montreal (1976), foi a vez de o outro irmão levar a melhor.

. A sequência de 16 vitórias norte-americanas no salto com vara foi interrompida pelo alemão Wolfgang Nordwig. O maior motivo do feito foi a proibição, sem maiores explicações, da utilização das varas de fibra de carbono pela federação internacional. Exceção, Nordwig não era adepto a esse material.

. Ouro e prata nos 400m rasos, os negros norte-americanos Vincente Mattews e Wayne Collett ficaram conversando durante a execução do hino de seu país na cerimônia de entrega das medalhas. Foi uma forma de apoiar o movimento de direitos civis em seu país. Resultado: foram punidos pelo COI e não puderam participar do revezamento 4 x 400m (os EUA ficaram de fora da prova).

. O tiro com arco (popularmente conhecido como arco e flecha) voltou ao programa olímpico depois de 52 anos de ausência. Os arqueiros tinham participado pela última vez em Antuérpia (1920).

. No futebol, mais uma vez o Brasil, que contava no elenco com Falcão e Dirceu, foi eliminado logo na primeira fase, com uma derrota para o Irã (1 a 0). Todos os semifinalistas eram do bloco socialista: Polônia (ouro), Hungria (prata), URSS e Alemanha Oriental (dividiram a medalha de bronze).

1976 – MONTREAL, CANADÁ


HISTÓRIA

. Com a experiência recente do atentado a Munique, o COI indicou a cidade canadense de Montreal confiante no renascimento dos Jogos. Cerca de 16 mil soldados protegeram a competição, e nenhuma ocorrência grave foi registrada.

. Logo após a cerimônia de abertura, porém, a paz deixou de reinar. Liderados pela Tanzânia, 22 países africanos abandonaram os Jogos por discordar da participação da Nova Zelândia, porque sua seleção de rúgbi (esporte não olímpico) tinha realizado uma turnê pela África do Sul, desrespeitando o embargo contra o regime do Apartheid. Iraque, Líbano e Guiana aderiram ao boicote.

. O combate do COI ao doping entrou em nova fase. Os três medalhistas em cada prova foram submetidos ao controle, além de outros atletas escolhidos por sorteio. Foram realizados 2.000 exames, que detectaram 11 casos positivos, dos quais oito de levantadores de peso. No tiro esportivo, um atleta de Mônaco de 65 anos, Paulo Cerutti, foi desclassificado por tomar anfetaminas. A polonesa Danuta Rosani, do lançamento de disco, tornou-se a primeira mulher pega no atletismo.

. Na soma das medalhas, pela primeira vez os EUA ficaram em 3° lugar no quadro geral, atrás de União Soviética e Alemanha Oriental.

. No Canadá, a delegação brasileira repetiu o desempenho de Munique (1972), conquistando duas medalhas de bronze. Com uma delegação de 81 atletas, dos quais apenas sete mulheres, o Brasil participou de 13 modalidades.

. Seguindo a tradição do atletismo, o salto triplo foi o destaque do país. Depois dos feitos de Adhemar Ferreira da Silva e Nelson Prudêncio em edições anteriores dos Jogos, foi a vez de João do Pulo subir ao pódio para levar o bronze.

. João do Paulo chegou a Montreal como recordista mundial da prova, com a marca de 17,89m do Pan do México (1975). O brasileiro liderou a fase eliminatória, mas não conseguiu passar dos 16,90m e foi superado pelo soviético Viktor Saneyev, que faturou o ouro pela terceira vez consecutiva, com 17,29m. O saltador, que morreu em 1999, participou ainda da Olimpíada seguinte, em Moscou (1980), onde foi bronze.

. O segundo bronze do Brasil foi na vela, com a dupla Reinaldo Conrad e Peter Ficker na classe Flying Dutchman, que por 0s4 não levou a prata. Para Conrad, foi o segundo pódio em Olimpíadas, já que no México-1968 ele também levou o bronze, ao lado de Bukhard Cordes.

. O futebol por pouco não aumentou a lista de medalhas, com um 4° lugar. O time comandado por Cláudio Coutinho, que seria técnico na Copa do Mundo de 1978, contou com futuros destaques em Mundiais, como o goleiro Carlos, o zagueiro Edinho e o lateral Júnior. A seleção perdeu para a Polônia na semifinal e, na disputa pelo bronze, voltou a perder, para a União Soviética.

CURIOSIDADES

. A edição de Montreal ficou marcada por um recorde não muito prestigioso: o pior tempo da história olímpica. O dono da marca foi o haitiano Olmeus Charles, que completou os 10.000m do atletismo em 42 minutos. Todo o programa de competições do Estádio Olímpico precisou ser atrasado, enquanto Charles corria sozinho na pista até completar a distância. No Canadá, a delegação do Haiti ficou na lanterninha em todas as provas, porque não era formada por esportistas, apenas por amigos do ditador Baby Doc Duvalier, que viajaram a passeio ao país.

. O finlandês Lasse Viren apelou para vencer provas dos 5.000m e 10.000m: potencializou seu sangue. O método consistia em extrair uma boa quantidade de sangue e congelá-lo. Antes de competir, ele descongelava e o injetava novamente no corpo.

. O francês Guy Drut pôs fim à hegemonia dos EUA nos 110m com barreiras, que vinha de 1928. O norte-americano mais bem colocado levou o bronze: Willie Davenport, pai de Lindsay, que viria a ser número 1 do mundo no tênis.

. No hipismo, a disputa ganhou brilho e apelo de mídia com a presença da princesa Anne, filha da rainha Elizabeth 2ª. Anne teve o pior desempenho entre os integrantes da equipe da Grã-Bretaha, que terminou em um modesto sétimo lugar.

Você sabia?
. O torneio olímpico de boxe contou com a presença de alguns pugilistas que se tornariam famosos entre os profissionais, como os irmãos Michael e Leon Spinks e Ray Leonard, futuramente chamado de "Sugar Ray".

. Após o término dos Jogos, os organizadores anunciaram um deficit de US$ 223 milhões, que deixou a cidade endividada até o ano 2000.

. Estudante de física e engenharia, o norte-americano Edwin Moses venceu os 400m com barreiras com recorde mundial. Um detalhe: na Universidade de Atlanta, onde estudava, não havia uma pista de atletismo.

. O vôlei exibiu alguns atletas que levariam prata oito anos mais tarde, em Los Angeles. William, Bernard, Fernandão foram nomes que integraram a equipe que ficou em sétimo. Em quadra também estavam Bebeto de Freitas e José Roberto Guimarães, futuros técnicos.


1980 – MOSCOU, URSS


HISTÓRIA

. A Olimpíada de Moscou tinha tudo para ser grandiosa.
. Desde 1974, quando a escolha foi anunciada, a capital russa preparou-se para apresentar ao mundo uma Olimpíada para a glória do regime comunista. Mas, no ano olímpico, as diferenças políticas levaram a um boicote majoritário, que transformou e esvaziou o torneio.

. A invasão das forças soviéticas ao Afeganistão em dezembro de 1979 fez o presidente dos EUA, Jimmy Carter, anunciar um boicote aos Jogos. No total, 61 países aderiram ao apelo dos EUA. Com isso, competições aguardadas como basquete, atletismo e natação perderam o brilho.

. Somente 80 países, o menor número desde 1956, estiveram presentes (foram 5.179 atletas, 4.064 homens e 1.115 mulheres). Outros, como Reino Unido, França, Itália, Austrália, Suécia e Holanda preservaram o espírito olímpico com ressalvas. A bandeira olímpica foi o estandarte utilizado por 16 delegações. Na cerimônia das medalhas, alguns países também optaram pela bandeira e o hino do COI.

. Para compensar, os gastos ultrapassaram US$9 bilhões. A cerimônia de abertura no estádio Lênin teve 102 mil espectadores, pirâmides humanas e a mascote Misha, um ursinho que ficou famoso. Sem seus principais adversários, a União Soviética dominou com folga o quadro de medalhas.

. Com a maior delegação da história até então, 109 atletas, o Brasil foi favorecido por tantas ausências e teve o seu melhor desempenho em Olimpíadas desde sua estreia, em 1920, em Antuérpia. Com duas medalhas de ouro e duas de bronze, o país terminou em 17° no quadro geral de medalhas.

. Após 24 anos, os brasileiros finalmente voltaram a ganhar o ouro olímpico. E, pela primeira vez, em dose dupla. Na vela, Alexandre Welter e Lars Bjorkstrom ficaram em 1° lugar na classe Tornado, e Marcos Pinto Rizzo Soares e Eduardo Penido venceram na classe 470.

. No atletismo, o Brasil ganhou um bronze com João Carlos de Oliveira, o João do Pulo. O saltador, que já tinha levado o bronze em 1976, obteve a 6ª medalha nacional no salto triplo em Jogos Olímpicos.

. Essa foi a última participação de João do Pulo em Olimpíadas. No ano seguinte, o atleta teve a perna direita amputada após um acidente automobilístico. Em maio de 1999, João do Pulo morreu de infecção generalizada.

. Outra medalha de bronze conquistada pelo Brasil em Moscou-1980 saiu na natação, com a equipe do revezamento 4 x 200m livre. O quarteto formado por Jorge Fernandes, Marcus Mattioli, Ciro Delgado e Djan Madruga completou a prova em 7min30s10.

. No basquete, o Brasil acabou favorecido pelo boicote dos países capitalistas. Mesmo eliminada no Pré-Olímpico, a seleção masculina foi convidada a participar dos Jogos e terminou na 5ª colocação.

CURIOSIDADES

. A Alemanha Oriental dominou completamente as provas do remo em Moscou. A delegação abocanhou 11 medalhas de ouro nas 14 provas da modalidade no programa olímpico. A supremacia foi tanta que cada um dos 54 remadores, homens ou mulheres, regressou com uma medalha no peito. Na prova da categoria dois sem, os vencedores foram os gêmeos Joerg e Bernd Landvoigt. Curiosamente, eles travaram uma disputa com outro par de gêmeos, que também subiu ao pódio. Os irmãos Yuri e Nikolai Pimenov, soviéticos, ficaram com a medalha de prata.

. Na estreia do hóquei sobre a grama feminino, cinco dos seis países que iriam disputar o torneio aderiram ao boicote. Às pressas, os organizadores convidaram outras seleções, entre elas a do Zimbábue. Com um time escolhido um dia antes do embarque, surpreendeu a todos e ficou com a medalha de ouro.

. Por um descuido da organização, as finais dos 1.500m e dos 5.000m do atletismo foram marcadas para o mesmo dia. Meio-fundistas que esperavam correr as duas distâncias tiveram que optar por uma das provas. A decisão prejudicou os atletas africanos, que priorizaram a disputa dos 5.000m após muita reclamação.

. Um dos maiores boxeadores olímpicos, o cubano Teófilo Stevenson tornou-se o primeiro peso-pesado a ganhar o terceiro ouro consecutivo. Em 1986, aos 34 anos, conquistaria o título mundial amador. Apesar das numerosas propostas de empresários, Stevenson nunca aceitou deixar a ilha caribenha.

Você sabia?
. Os 800m e os 1.500m do atletismo eram aguardados pelo duelo dos britânicos Sebastian Coe e Stephen "Steve" Ovett. Em 1979, Coe batera os recordes mundiais nas duas provas. Em 1980, Ovett o igualara nos 1.500m. Em Moscou, Ovett venceu os 800m e Coe levou a prata. Nos 1.500m, Coe levou ouro, e Ovett, o bronze.

. O espanhol Juan Antonio Samaranch iniciou sua gestão na presidência do COI em Moscou, quando o irlandês Lord Killanin deixou o cargo. Ex-embaixador de seu país na URSS, Samaranch deixou a entidade após a Olimpíada de Sydney (2000). O belga Jacques Rogge assumiu o comitê.

. A Alemanha Oriental também dominou a natação feminina em Moscou. Foram 12 medalhas de ouro. A vitória só escapou da delegação nos 800m livre e nos 200m peito. Barbara Krause, Karen Metschuk e Rica Reinisch foram os grandes destaques da equipe: o trio obteve 9 ouros, 3 para cada uma.


1984 – LOS ANGELES, EUA


HISTÓRIA

. Depois da debandada de Moscou, foi a vez de os soviéticos revidarem o boicote dos EUA. Mas nem a ausência da União Soviética e seu bloco de aliados socialistas, como Cuba e a Alemanha Oriental, impediu que Los Angeles obtivesse um número recorde de países participantes: 140. Os Jogos também marcaram a volta da China à competição após 32 anos de ausência.

. Os EUA receberam uma Olimpíada depois de 52 anos. Bem organizados, os Jogos de Los Angeles mostraram um show de tecnologia. Na cerimônia de abertura, o ponto alto foi quando um homem voou sobre o estádio Coliseum com uma mochila a jato.

. Sem os principais rivais, os norte-americanos lideraram a competição com 174 medalhas, mais do que o triplo da Romênia, segunda colocada com 53.

. Pela primeira vez, uma edição dos Jogos foi financiada pela iniciativa privada. Tudo foi colocado à venda: desde o percurso de 19 mil quilômetros da tocha olímpica até a piscina olímpica, construída pela rede de lanchonetes McDonald's.

. Após o bom desempenho em Moscou, o Brasil enviou uma delegação ainda maior para Los Angeles. Com 166 atletas, sendo 145 homens e 21 mulheres, o país dobrou o número de medalhas conquistadas, com oito no total, um recorde até então: um ouro, cinco pratas e dois bronzes.

. O brasiliense Joaquim Cruz foi o único vencedor do país e de quebra estabeleceu novo recorde olímpico nos 800m rasos, 1min43s00, que durou até Atlanta (1996). Já a seleção masculina de vôlei perdeu apenas para os anfitriões e foi vice-campeã. William, Bernard, Montanaro, Xandó, Rernan, Amauri e cia. ficaram conhecidos como a geração de prata.

. Na natação, o então recordista mundial Ricardo Prado conquistou a medalha de prata nos 400m medley, com 4min18s45. O Brasil também manteve a tradição de pódios na vela e trouxe mais pratas, com Torben Grael e Daniel Adler, na classe Soling. Outro esporte que rendeu medalhas foi o judô, com a prata de Douglas Vieira na categoria meio-pesado e dois bronzes, de Walter Carmona (médio) e Luís Onmura (leve).

. No futebol, a seleção foi à final pela primeira vez e acabou com o vice. Na primeira competição em que os profissionais puderam atuar (desde que não tivessem participado de Copas do Mundo), o Brasil foi derrotado pela França (2 a 0). A base do time foi o Internacional, e o time teve Dunga, Mauro Galvão e o goleiro Gilmar. O técnico era Jair Picerni.

CURIOSIDADES

. A rede norte-americana de fast food McDonald's não imaginava o boicote socialista aos Jogos Olímpicos de Los Angeles quando lançou a promoção "Quando os EUA vencem, você vence" em âmbito nacional. Cada ouro conquistado por um atleta do país valia um hambúrguer, uma prata dava direito a uma batata frita e um bronze rendia um refrigerante de graça aos clientes. Resultado: milhões de dólares de prejuízo, porque os norte-americanos eram barbada nas disputas. Posteriormente, o seriado de TV "Os Simpsons" ironizou esse episódio com Lisa e o palhaço Krusty.

. O norte-americano Bruce Kimball, dos saltos ornamentais, ganhou a medalha de prata na plataforma. Kimball havia sofrido um grave acidente em 1981, quando foi atropelado por um motorista bêbado. Em 1988, o mesmo Kimball, sob efeito de álcool, atropelaria um grupo de jovens, matando dois deles. Ele foi condenado a 17 anos de prisão.

. No atletismo, o grande destaque foi o norte-americano Frederick Carlton Lewis, mais conhecido como Carl Lewis. Seu pai e seu irmão foram jogadores de futebol americano; sua mãe, Evelyn, competiu no Pan de Buenos Aires (1951). Nos Jogos de Los Angeles, Carol, sua irmã, foi a 9ª colocada no salto em distância.

. O norte-americano Edwin Moses, campeão olímpico dos 400m com barreiras em 1976, foi o encarregado de prestar o juramento olímpico. Paralisado pela emoção, tentou três vezes antes de conseguir finalizá-lo. Fora dos Jogos de Moscou-1980 devido ao boicote dos EUA aos soviéticos, Moses voltou a ganhar a prova em Los Angeles.

Você sabia?
. No basquete, a final masculina foi um massacre dos EUA sobre a Espanha (95 a 65). A equipe norte-americana ganhou todas as suas partidas, com média de 32 pontos de vantagem. A estrela foi o depois superastro da NBA Michael Jordan, que registrou uma média de 17 pontos por jogo.

. O marroquino Said Aouita, ouro nos 5.000m, dominou as provas de fundo durante anos. Em seu retorno, o rei Hassan II, de Marrocos, batizou o trem que liga Rabat a Casablanca com seu nome como homenagem pela vitória em Los Angeles.

. No torneio de boxe, um futuro campeão mundial ganhou destaque, apesar de perder na semifinal. Evander Holyfield foi desclassificado, depois de nocautear seu adversário, por ter dado um golpe depois que o árbitro tinha parado a luta.

. A tocha olímpica entrou no Estádio Olímpico pelas mãos de Gina Memphill, neta de Jesse Owens, que conquistou quatro medalhas de ouro nos Jogos de Berlim (1936), para desgosto do então líder alemão Adolf Hitler.


1988 – SEUL, COREIA DO SUL


HISTÓRIA

. Depois de três edições tumultuadas, a grande maioria dos países filiados ao COI voltou a participar dos Jogos, na Coreia do Sul. Após os boicotes de africanos em Montreal (1976), dos norte-americanos em Moscou (1980) e dos soviéticos em Los Angeles (1984), a Olimpíada enfim foi disputada pelas maiores potências do esporte, com exceção de Cuba.

. A maior preocupação do COI em relação a Seul era a falta de apoio popular do governo sul-coreano e a constante hostilidade com a vizinha Coreia do Norte. Sob pressão, os organizadores oficializaram um convite aos norte-coreanos, que preferiram não participar. Na cerimônia de abertura, o vencedor da maratona olímpica de 1936, em Berlim, Song Kee-chung, obrigado, na época, a competir sob a bandeira do Japão, levou a tocha olímpica.

. Se a organização foi impecável, um escândalo de doping manchou a Olimpíada. O canadense Ben Johnson, vencedor dos 100m rasos com 9s79, foi desclassificado três dias depois, após um exame apontar o uso de esteroides anabolizantes. A vitória ficou então com o norte-americano Carl Lewis, que correu a prova em 9s92.

. O único ouro do Brasil veio no judô, com Aurélio Miguel, que venceu cinco combates na categoria meio-pesado. No atletismo, o então recordista olímpico Joaquim Cruz não repetiu o feito de Los Angeles e, com 1min43s90, ficou com a prata. Robson Caetano levou bronze nos 200m, com o tempo de 20s4.

. A segunda prata do Brasil em Seul veio com a seleção de futebol, que repetiu o resultado de quatro anos antes. Sob o comando de Carlos Alberto Silva, o time, que teve Taffarel, André Cruz, Mazinho, Jorginho, Neto, Bebeto, Ricardo Gomes e Valdo, perdeu a final para a União Soviética por 2 a 1 na prorrogação. Romário foi o artilheiro do torneio.

. Na vela, vieram mais dois bronzes, com Torben Grael e Nelson de Barros Falcão, na classe Star, e Lars Grael e Clinio Freitas, na Tornado.

. No basquete, a equipe masculina liderada por Oscar Schmidt ficou na quinta colocação. Na fase classificatória, contra a Espanha, Oscar marcou 55 pontos, recorde olímpico de pontos em um jogo. No vôlei, o Brasil obteve um 4° lugar no masculino e um 6° no feminino.

CURIOSIDADES

. A minoria turca da Bulgária ganhou um destaque nunca antes visto nos Jogos. O boxeador Ivailo Hristov ganhou ouro na categoria mosca ligeiro. Poucos notaram que se tratava do mesmo pugilista que tinha conquistado o bronze em 1980, com o nome de Ismail Hjuseinov. Como pertencia à minoria turca da Bulgária, ele era obrigado pelo governo a mudar seu nome. A Bulgária também levou ouro com Naim Suleymanoglu, que era chamado de "Hércules de Bolso" por seu 1,50m de altura. Ele venceu na categoria até 60kg do levantamento de peso.

. O torneio de boxe foi disputado em dois ringues, um com um sino e outro, ao lado, com uma campainha. Durante a luta entre o sul-coreano Chun Jin-chul e o norte-americano Todd Foster, o sino do outro ringue tocou. Chun parou, mas Foster, percebendo o que acontecia, golpeou o rival, nocauteando-o. Os juízes anularam a luta e a repetiram. Foster venceu novamente.

. Depois de 64 anos de ausência, o tênis voltou aos Jogos Olímpicos. Em simples, ganhou o eslovaco Miroslav Mecir. Em duplas, deu EUA, com Robert Flach e Robert Seguso. Entre as mulheres, a campeã foi a alemã Steffi Graf, que derrotou na final a argentina Gabriela Sabatini. Também em Seul, o tênis de mesa fez sua estreia na Olimpíada.

. Na prova de trampolim dos saltos ornamentais, o norte-americano Greg Louganis calculou mal um de seus saltos e deu um susto no público que acompanhava a disputa. Na queda, Louganis bateu a cabeça no trampolim e precisou levar quatro pontos. Mesmo assim, recuperou-se e, com uma execução perfeita, ganhou a medalha de ouro.

Você sabia?
. Os Jogos de Seul foram os últimos em que a cerimônia de abertura foi realizada durante o dia. Nas competições seguintes, a festa passou a ser à noite.

. Arvydas Sabonis, de origem lituana, foi o fator de desequilíbrio na vitória da União Soviética sobre a Iugoslávia na final do basquete. Anteriormente, os soviéticos tinham derrotado os EUA, que, inconformados, decidiram enviar aos Jogos seguintes uma equipe com jogadores da liga profissional NBA.

. Cunhada da estrela do atletismo Florence Griffith-Joyner, dona de quatro medalhas, Jacqueline Joyner-Kersee levou o ouro no salto em distância e no heptatlo.

. Os africanos deram um fim na hegemonia britânica nas provas de fundo do atletismo. Os 800m, 1.500m e 5.000m foram vencidos por quenianos: Paul Ereng, Peter Rono e John Ngugi. Nos 10.000m, o ouro foi do marroquino Moulay Boutaib. Nos 3.000m com obstáculos, do queniano Julius Kariuki.

. Na vela, vieram mais dois bronzes, com Torben Grael e Nelson de Barros Falcão, na classe Star, e Lars Grael e Clinio Freitas, na Tornado.

. No basquete, a equipe masculina liderada por Oscar Schmidt ficou na quinta colocação. Na fase classificatória, contra a Espanha, Oscar marcou 55 pontos, recorde olímpico de pontos em um jogo. No vôlei, o Brasil obteve um 4° lugar no masculino e um 6° no feminino.


1992 – BARCELONA, ESPANHA


HISTÓRIA

. A cidade de Barcelona esperou quase 70 anos para poder abrigar os Jogos Olímpicos. Em 1924, a Olimpíada tinha sido prometida à cidade espanhola, porém Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, escolheu Paris. Em 1936, três anos após a subida do nazismo ao poder na Alemanha, os Jogos iriam novamente para Barcelona, mas a Guerra Civil Espanhola postergou o evento mais uma vez.

. Depois dos Jogos de Seul (1988), o mundo passou por grandes transformações na sua geopolítica. O Apartheid foi banido da África do Sul, o que possibilitou o retorno do país aos Jogos. A Alemanha se reunificou após a queda do Muro de Berlim (1989). A União Soviética fragmentou-se em 15 novas repúblicas no ano da véspera da competição. Estônia, Letônia e Lituânia, ausentes há mais de meio século dos Jogos por causa da ocupação soviética, também participaram.

. As repúblicas da antiga União Soviética desfilaram em Barcelona com o nome de Comunidade dos Estados Independentes (CEI), mas quando subiram ao pódio os atletas tiveram içadas as bandeiras de seus próprios países.

. A Albânia, livre da ditadura, voltou aos Jogos após 30 anos. Cuba, Coreia do Norte e Etiópia também encerraram seu boicote. A Iugoslávia, sancionada pelas Nações Unidas pela agressão militar à Croácia e à Bósnia, foi proibida de participar das competições por equipes, mas os atletas do país puderam competir como "atletas olímpicos independentes". A chama olímpica foi acesa com uma flecha lançada pelo arqueiro paraolímpico espanhol Antonio Rebollo.

. Formada por Tande, Amauri, André, Carlão, Douglas, Giovane, Janelson, Jorge Édson, Marcelo Negrão, Maurício, Paulão e Talmo, a seleção masculina de vôlei, comandada por José Roberto Guimarães, fez uma campanha impecável e consagrou-se como a “geração de ouro” ao vencer a Holanda por 3 sets a 0 na final.

. Foi o primeiro ouro em esportes coletivos do Brasil, que contribuiu para o fim de um jejum: fazia oito anos que o país não subia mais de uma vez ao lugar mais alto do pódio. No judô, Rogério Sampaio triunfou com uma vitória dramática na categoria meio-leve, na qual derrotou o húngaro Jozsef Csak na contagem de pontos para levar o segundo ouro.

. O nadador Gustavo Borges por pouco não conseguiu o terceiro ouro: levou a prata nos 100m livre. Essa medalha veio de forma sofrida. A prova foi bastante acirrada, com o russo Aleksander Popov, Borges e o francês Stephan Caron. Assim que os nadadores bateram a borda, o nome do brasileiro não apareceu no placar. O chefe da delegação brasileira e atual presidente da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), Coaracy Nunes, pulou a mureta da arquibancada e foi reclamar. O nome de Borges apareceu na 5ª colocação. Coaracy continuou lutando e os fiscais resolveram assistir ao videoteipe da prova: prata para o Brasil.

. Pela primeira vez desde Tóquio-1964, o atletismo do Brasil não ganhou medalha. Robson Caetano ficou em 4° nos 200m rasos e Zequinha Barbosa, nos 800m, também terminou na 4ª colocação.

CURIOSIDADES

. O badminton fez sua estreia no programa olímpico nos Jogos de Barcelona (1992). As primeiras medalhas de ouro das provas individuais masculina e feminina da modalidade foram para um casal de noivos indonésios. Allan Budi Kusuna e Susi Susanti subiram ao degrau mais alto do pódio no mesmo dia, com uma diferença de apenas duas horas. No torneio masculino de simples, a Indonésia dominou as três primeiras posições. Susi Susanti, que impressionou pelo rosto delicado e as pernas musculosas, recebeu o ouro das mãos do presidente do COI, Juan Samaranch.

. Na prova feminina dos 10.000m, a etíope Derartu Tulu tornou-se, aos 23 anos, a primeira mulher negra da África a ganhar uma medalha de ouro olímpica. Ao finalizar a prova em primeiro lugar, ela esperou pela segunda colocada, a branca Elana Meyer, da África do Sul, para dar a volta olímpica de mãos dadas.

. O ucraniano Sergei Bubka, 30 vezes recordista mundial no salto com vara, não superou a marca dos 5,70m nas primeiras tentativas. Bubka decidiu trocar sua vara por uma mais flexível, mas, quando corria para a última chance, o vento lhe pregou uma peça, e o salto foi desastroso.

. A argelina Hassiba Boulmerka levou o ouro na prova dos 1.500m do atletismo, com o tempo de 3min55s30. Na volta à Argélia, foi tratada como heroína, mas fortemente criticada por uma facção de fundamentalistas islâmicos, que a condenou por correr na frente de homens.

Você sabia?
. A grega Paraskevi Patoulidou ganhou os 100m com barreiras graças à queda da norte-americana Gail Devers e ao abandono por lesão da russa Lyudmila Narozhilenko, as duas favoritas. Assim, Patoulidou foi a primeira grega a ganhar uma medalha de ouro olímpica no atletismo.

. No jogo de vôlei entre EUA e Japão, os japoneses estavam a um ponto da vitória quando o árbitro mostrou cartão amarelo a Bob Samuelson, dos EUA. Por ser o segundo cartão, Samuelson foi expulso, o que valeria um ponto ao Japão. Mas os juízes continuaram a partida e os EUA ganharam. O Japão protestou e conseguiu inverter o resultado da partida. Como gesto de solidariedade, a equipe norte-americana raspou a cabeça para ficar igual ao careca Samuelson.

. A mascote dos Jogos de Barcelona foi o cachorrinho Cobi, desenhado pelo artista plástico Javier Mariscal.

. O boxe foi dominado pelos cubanos em Barcelona. Os pugilistas da terra de Fidel Castro ganharam sete medalhas de ouro das 12 em disputa, além de duas de prata. Os EUA conseguiram apenas três pódios, pior resultado de sua história.

. Em 1989, a Federação Internacional de Basquete permitiu a participação de jogadores profissionais nos Jogos Olímpicos. Isso possibilitou aos EUA montar uma equipe que ficou conhecida como "Dream Team", por contar com inúmeras estrelas da NBA. O objetivo era vingar o insatisfatório 3° lugar conquistado pelo país nos Jogos anteriores, em Seul.

. A pira olímpica foi acesa pelo arqueiro Antonio Rebollo, que lançou do estádio uma seta em chamas em direção ao local.

1996 – ATLANTA, ESTADOS UNIDOS


HISTÓRIA

. Os Jogos do centenário das Olimpíadas deveriam ter sido realizados em Atenas, na Grécia. No entanto, acabaram cedidos a Atlanta, na Geórgia, pela pressão exercida pela Coca-Cola, que tem sede na cidade. Com a participação de mais de 10 mil atletas e de 197 países, os Jogos de 1996 deram novo passo ao gigantismo, mas os problemas de segurança ofereceram uma brecha a um episódio que abalou a competição.

. Na madrugada do dia 27 de julho, uma explosão no parque Centenário, no centro da cidade, deixou dois mortos e mais de 100 feridos. O incidente gerou uma onda ainda maior de críticas a essa Olimpíada, já que a presença de 35 mil soldados e do FBI não impediu o ato terrorista.

. O presidente norte-americano, Bill Clinton, prometeu tomar todas as medidas necessárias para proteger os atletas. E, cerca de três horas após a explosão, o COI se pronunciou por meio de seu vice-presidente, o príncipe Alexandre de Merode, que garantiu a continuidade dos Jogos. No dia seguinte, as competições se realizaram normalmente, após um minuto de silêncio em cada uma das instalações.

. Outros problemas foram o calor intenso de Atlanta e os constantes e enormes congestionamentos.

. Com sua maior delegação na história das Olimpíadas, o Brasil conseguiu em Atlanta seu melhor desempenho nos Jogos, desde sua estreia, em 1920. Com 225 atletas, o Brasil conquistou 15 medalhas (três ouros, três pratas e nove bronzes).

. Com direito a uma final nacional, Jacqueline e Sandra, do vôlei de praia, tornaram-se as primeiras brasileiras a ganhar um ouro olímpico. Na decisão, a dupla venceu Mônica e Adriana Samuel, medalhistas de prata. Na quadra, a equipe feminina ficou com o bronze ao derrotar a Rússia.

. O esporte que mais rendeu pódios foi a vela: Robert Scheidt e Torben Grael (com Marcelo Ferreira) levaram o ouro nas classes Laser e Star, e  Lars Grael e Kiko Pellicano terminaram em 3° lugar na Tornado. Pela terceira edição consecutiva dos Jogos, o judô também fez uma boa participação. Aurélio Miguel, na categoria meio-pesado, e Henrique Guimarães, entre os meio-leves, trouxeram dois bronzes.

. No futebol, o time de Zagallo tinha Dida, Bebeto, Ronaldo, Aldair, Rivaldo e Roberto Carlos, mas não cumpriu as expectativas. A seleção perdeu para a Nigéria, de virada (4 a 3) na semifinal e derrotou Portugal na decisão do 3° lugar.

. Dois quartetos completaram a lista de medalhas brasileiras. Robson Caetano, André Domingos, Arnaldo de Oliveira e Édson Luciano puseram o atletismo novamente no topo, depois da apagada atuação em 1992, e levaram o bronze no revezamento 4 x 100m. No hipismo, a equipe formada por Rodrigo Pessoa, Álvaro Affonso de Miranda Neto (Doda), André Johannpeter e Luiz Felipe Azevedo também ficou em 3° lugar nos saltos.

CURIOSIDADES


. A judoca francesa Marie-Claire Restoux venceu a coreana Hyun Sook-hee para levar a medalha de ouro na categoria meio-leve (até 52kg). Assim que sua vitória foi anunciada pelo árbitro, Marie-Claire correu até a arquibancada onde estavam seu pais. Mais do que cumprimentá-los, a francesa foi em busca de um telefone celular para ligar para seu namorado, que não pode acompanhá-la durante a competição e permaneceu na França. Sem se importar com as câmeras, Marie-Claire declarou ao vivo todo o seu amor diante de milhões de telespectadores.

. Vencedor da maratona masculina, o sul-africano Josia Thugwane era segurança em uma mina de carvão. Thugwane acostumou-se com o longo percurso com um treinamento diferente. A distância do local onde morava até a casa de sua família era de 42 km, quase a distância exata da maratona (42,195 km).

. Na prova de resistência do ciclismo, a francesa Jeannie Longo conseguiu um título que perseguia havia 12 anos. Em Los Angeles (1984), sua bicicleta quebrou e ela ficou em 6°. Em Seul (1988), estava se recuperando de uma cirurgia e terminou em 21º. Em Barcelona (1992), enfim atingiu o pódio, conquistando a prata. A glória, com o topo do pódio, veio em Atlanta.

. Muhammad Ali, considerado por muitos o maior pugilista de todos os tempos, fez uma aparição especial na cerimônia de abertura para acender a pira olímpica e ganhou uma nova medalha de ouro. A recebida em Roma (1960), Ali, que sofre do mal de Parkinson, jogou em um rio durante um protesto contra a discriminação racial nos EUA.

Você sabia?
. A Nigéria confirmou a ascensão da África no futebol ao ganhar a medalha de ouro olímpica. Os nigerianos venceram na final a Argentina  (3 a 2), depois de derrotarem o Brasil na semifinal  (4 a 3).

. A Síria conseguiu sua primeira medalha nos Jogos Olímpicos, com Ghada Shouaa no heptatlo.

. O equatoriano Jefferson Pérez ganhou a medalha de ouro na prova de 20 km da marcha atlética, conquistando a primeira medalha olímpica do Equador.

. Os EUA obtiveram três dos quatro títulos no tênis. Andre Agassi e Lindsay Davenport levaram o ouro nos torneios de simples, e Mary Joe Fernandez e Gigi Fernandez foram campeãs nas duplas femininas.

. Nos torneios de vôlei de praia, todas as partidas foram disputadas em uma praia artificial.

. Após o basquete, ciclismo permitiu a entrada de profissionais. Pentacampeão da Volta da França, o espanhol Miguel Induráin venceu a prova de estrada.

2000 – SYDNEY, AUSTRÁLIA


HISTÓRIA

. A escolha de Sydney como sede dos Jogos de 2000 foi uma grande surpresa. A favorita era Pequim, na China, que tinha vencido a primeira votação com mais da metade dos votos. No segundo turno, a vitória foi da cidade australiana por apenas dois votos de diferença.

. A Olimpíada australiana pode ser considerada a Olimpíada dos números. Foram batidos os recordes de atletas participantes, países, mulheres, jornalistas, voluntários, esportes, provas, medalhas, direitos de TV e espectadores.

. Livre de boicote e atentados, o maior problema do evento foi o fuso horário, que prejudicou o maior público mundial, o Ocidente. Os EUA, por exemplo, não transmitiram nenhuma prova ao vivo, muito também pela decisão da NBC, que detinha os direitos de exibição.

. O grande momento na cerimônia de abertura foi o desfile das delegações das duas Coreias, unidas sob uma mesma bandeira, e os atletas do Timor Leste, nação recém desligada da Indonésia, que desfilaram sob a bandeira olímpica.

. Nos Jogos de Sydney, os organizadores tiveram um cuidado especial com o meio ambiente. Pela primeira vez, grupos ecológicos como o Greenpeace acompanharam a organização.

. A baía de Homebush, conhecida como o maior esgoto da Austrália, sofreu uma transformação espetacular, convertendo-se em um parque natural. A Vila Olímpica foi abastecida com energia solar.
. Pela primeira vez desde os Jogos de Montreal (1976), o Brasil ficou sem medalha de ouro em uma Olimpíada. Em contrapartida, os atletas brasileiros tiveram a segunda melhor campanha na história no total de medalhas, com 12, seis pratas e seis bronzes, perdendo apenas para Atlanta (1996), com 15.

. O vôlei de praia foi o esporte que mais conquistou medalhas: uma prata, com Shelda/Adriana Behar, campeãs mundiais, e dois bronzes, com Zé Marco/Ricardo e Sandra Pires/Adriana Samuel.

. O judô e a vela, esportes em que o Brasil vinha conquistando pódios desde 1968, deram ao país quatro medalhas. Foram duas pratas no judô (Carlos Honorato, na categoria médio, e Tiago Camilo, na leve) e uma prata e um bronze na vela (Robert Scheidt, 2° na classe Laser, e Torben Grael e Marcelo Ferreira, 3° na Star).

. Com a conquista, Torben Grael tornou-se o brasileiro com o maior número de medalhas, ao lado do nadador Gustavo Borges. Torben contabilizava prata em Los Angeles (1984), bronze em Seul (1988) e ouro em Atlanta (1996). Borges, que ganhou bronze em Sydney no revezamento 4 x 100m livre, havia sido prata em Barcelona (1992) e prata e bronze em Atlanta (1996).

. No atletismo, o quarteto brasileiro do 4 x 100m rasos levou a medalha de prata. O time formado por Vicente Lenilson, Edson Luciano, André Domingos e Claudinei Quirino terminou a prova apenas atrás dos norte-americanos. No hipismo, a equipe brasileira de saltos, que teve Álvaro Affonso de Miranda Neto (Doda), André Johannpeter, Luiz Felipe de Azevedo e Rodrigo Pessoa, ficou com o bronze.

. Duas seleções femininas trouxeram o bronze: basquete e vôlei. No futebol, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo perdeu para Camarões nas quartas de final, e o Brasil manteve o tabu: nunca alcançou o ouro olímpico. No feminino, o país ficou em 4°.

. A ginasta Daniele Hypolito obteve um histórico 20º lugar no individual geral, o melhor do país em uma Olimpíada. Rogério Romero foi o único nadador a ir a uma final nas provas individuais (200m costas), e Gustavo Kuerten caiu nas quartas de final diante do russo Yevgeny Kafelnikov, que depois foi campeão.


CURIOSIDADES


. O nadador Eric Moussambani, da Guiné Equatorial, ganhou a afeição do público apesar do desempenho muito inferior aos demais, e tornou-se símbolo do "espírito olímpico". Ele caiu na água sozinho nas eliminatórias dos 100m livre, já que os rivais de sua bateria foram desclassificados após queimarem a largada. Moussambani demorou 1min52s72 e teve que apelar para o nado "cachorrinho", pois quase se afogou no final. O atleta tinha aprendido a nadar seis meses antes e nunca tinha competido em uma piscina olímpica, pois não havia nenhuma em Guiné.

. O norte-americano Harry Haig Prieste, que participou dos Jogos de Antuérpia (1920), subiu no mastro onde estava a bandeira olímpica e a roubou. A intenção era ganhar uma aposta feita com seu amigo, o nadador Duke Kahamanoku. Em 2000, Harry, aos 103 anos, devolveu a bandeira ao Museu Olímpico.

. Preocupada com os possíveis ataques de tubarões na prova da natação do triatlo olímpico, a organização desenvolveu um sistema transmissor de ondas para espantar os tubarões. Durante a prova, mergulhadores escoltaram os participantes com os equipamentos eletrônicos para evitar qualquer acidente.

. Três campeões despediram-se com resultados abaixo do esperado. Nos 100m rasos, Donovan Bailey, do Canadá, caiu nas semifinais; o cubano Javier Sotomayor, favorito ao ouro, levou a prata no salto em altura; o ucraniano do salto com vara, Sergey Bubka, decepcionou em outra competição olímpica.

Você sabia?
. A norte-americana Marla Runyan, com apenas 25% da visão - é considerada cega pela legislação de seu país-, se tornou uma das grandes heroínas de Sydney, ao conseguir se classificar para a final dos 1.500m. Terminou a prova na 8ª colocação.

. A Colômbia terminou em 1° lugar no quadro de medalhas entre os países da América do Sul, com sua primeira medalha de ouro, conquistado pela halterofilista Maria Isabel Urrutia (até 75 kg). Sydney marcou a estreia feminina no levantamento de peso.

. Camarões conquistou sua primeira medalha de ouro na história, no esporte mais popular do mundo. Os africanos, donos de um estilo descontraído, surpreenderam os favoritos brasileiros, chilenos e espanhóis no rumo ao topo do pódio no futebol.

. Sydney viu uma das piores competições de atletismo da história olímpica. Apenas seis recordes olímpicos foram quebrados, igualando Londres (1948). Nos 200m, o grego Konstantinus Kenteris levou o ouro com o pior tempo dos quatro últimos campeões da prova.

2004 – ATENAS, GRÉCIA


HISTÓRIA

. Desacreditada e ameaçada pelo COI de ter seu direito de sede dos Jogos cassado, Atenas calou os críticos ao conseguir passar os 16 dias do evento sem qualquer incidente na organização. A segurança assustava grande parte das delegações, já que os Jogos de 2004 foram os primeiros após os atentados de 11/09/2001, em Nova York, e de 11/03/2004, em Madri.

. Os problemas de atraso nas entregas das praças olímpicas foram esquecidos na cerimônia de abertura, que remeteu à Antiguidade e explorou ao máximo o fato de os gregos terem criado a Olimpíada.

. O único revés ocorreu no último dia de competição, durante a maratona, para tristeza dos torcedores brasileiros. À frente na disputa masculina, Vanderlei Cordeiro foi alvo do ataque de um manifestante religioso, o padre irlandês Cornelius Horan, que furou a segurança. Com ajuda de um espectador da prova, Vanderlei conseguiu voltar à corrida, mas demorou para retomar seu ritmo e ficou com o bronze. O maratonista recebeu também a medalha "Barão de Coubertin" e tornou-se o herói olímpico de Atenas.

. O doping também chamou a atenção nos Jogos gregos. Na véspera do início da Olimpíada, Kostantinos Kenteris e Ekaterina Thanou, duas estrelas do atletismo local, faltaram aos exames antidoping obrigatórios e depois sofreram um misterioso acidente de moto. Ambos não competiram e decepcionaram os fãs. No total, Atenas (2004) registrou 24 casos positivos de doping. Para o COI, resultado da rígida política de controle. O presidente do COI, Jacques Rogge, já alertava que a edição grega bateria o recorde de registros.

. Na primeira Olimpíada em que pôde contar com a injeção mensal de verbas públicas no COB e nas confederações (a Lei Piva, colocada em vigor em fevereiro de 2002), o esporte brasileiro teve sua segunda melhor participação na história, em termos de ranking.

. O Brasil terminou na 16º posição, uma acima do que o país conseguiu em Moscou (1980), quando foi beneficiado pelo boicote dos países ocidentais, e uma atrás de Antuérpia (1920), na primeira participação brasileira.

. Foram cinco ouros em Atenas (2004): seleção masculina de vôlei, Torben Grael/Marcelo Ferreira (classe Star) e Robert Scheidt (classe Laser) na vela, Emanuel e Ricardo no vôlei de praia, e Rodrigo Pessoa no hipismo. Este último de herança, só confirmado após o doping do cavalo campeão.

. O vôlei feminino, o atletismo e a ginástica artística contrariaram as expectativas. O time de José Roberto Guimarães perdeu a semifinal depois de tomar uma virada inacreditável no quarto set, quando vencia por 24 a 19 e precisava de um único ponto para fechar o jogo contra a Rússia. Daiane dos Santos, na época campeã mundial do solo, ficou fora do pódio após errar na final. Desempenho igualmente frustrante teve Jadel Gregório, 5° no salto triplo, e o revezamento 4 x 100m rasos, oitavo.

CURIOSIDADES


. Foram 108 anos entre a estreia olímpica do Chile e a conquista de sua primeira medalha de ouro. Ou seja, desde Atenas-1896, quando o país foi o único representante latino na primeira edição dos Jogos, até o retorno da Olimpíada ao território grego. O feito foi conseguido pelos tenistas Nicolas Massú e Fernando González, que venceram o torneio de duplas. O curioso é que o segundo ouro chileno veio logo no dia seguinte, novamente no tênis. Massú foi o vencedor o título de simples; no pódio, ele teve a companhia de González, que levou bronze.

. O grego Polyvios Kossivas virou astro após socorrer Vanderlei Cordeiro de Lima, que foi atacado pelo padre irlandês Cornelius Horan na parte final da maratona. Gerente de uma fábrica de sorvete em Atenas, Kossivas, 53, veio ao Brasil e foi saudado como herói.

. A atriz de Hollywood Pamela Anderson ganhou os holofotes quando os EUA levaram a prata por equipes na ginástica artística feminina. Famosa pelos seus atributos físicos no seriado "SOS Malibu", a atriz doou US$25 mil e financiou os treinos de uma das atletas, Mohini Bhardwaj.

Você sabia?
. Campeã dos Jogos, com 35 ouros, a delegação dos EUA levou 538 atletas à Grécia. O cenário pós-11 de Setembro fez o presidente George W. Bush destacar ainda mais seguranças para o evento: 600 oficiais.

. O treinador sul-coreano Suh Jung-bok foi expulso das competições de Atenas após esbofetear sua pupila, a atleta Ye Gue-rin, na derrota dela nas quartas-de-final do judô.

. Não só a abertura dos Jogos remeteu ao passado grego. A disputa do arremesso de peso foi em Olímpia, sagrado sítio olímpico de mais de 1.500 anos.

. Às vésperas do início dos Jogos, a judoca grega Eleni Ioannou, após uma briga com seu namorado, caiu do prédio onde morava. Aos 20 anos, ela foi internada e morreu duas semanas depois.

. O equatoriano Jefferson Pérez ganhou a medalha de ouro na prova de 20 km da marcha atlética, conquistando a primeira medalha olímpica do Equador.

. Os EUA obtiveram três dos quatro títulos no tênis. Andre Agassi e Lindsay Davenport levaram o ouro nos torneios de simples, e Mary Joe Fernandez e Gigi Fernandez foram campeãs nas duplas femininas.

. Nos torneios de vôlei de praia, todas as partidas foram disputadas em uma praia artificial.

. Após o basquete, ciclismo permitiu a entrada de profissionais. Pentacampeão da Volta da França, o espanhol Miguel Induráin venceu a prova de estrada.

2008- PEQUIM, CHINA


HISTÓRIA

. A China cumpriu seus objetivos como sede dos Jogos Olímpicos de Pequim. Grande potência emergente, o país tradicionalmente fechado abriu suas portas para turistas de todo o mundo e mostrou que também sabe ser moderno.
. As construções do Cubo D’Água e do estádio Ninho de Pássaro impressionaram os visitantes, que viram de perto o boom da publicidade local. A preparação intensa para que os Jogos saíssem perfeitos até sofreu abalos, como os protestos no tour da tocha olímpica que antecedeu a competição.

. O resultado esportivo, no entanto, apagou qualquer dúvida do potencial da China. O país asiático conquistou nada menos que 51 medalhas de ouro, contra 36 dos EUA. Foi a primeira derrota norte-americana no quadro de medalhas desde 1992, quando a CEI venceu.

. O número significativo de ouros foi resultado de um longo projeto de crescimento esportivo. Desde 2000, a China investiu pesado em esportes nos quais não tinha tradição, como esgrima, boxe, remo e ginástica, entre outros. Essas modalidades têm a característica de distribuir muitas medalhas nos Jogos Olímpicos.

. Se a China teve muito a comemorar, o Brasil nem tanto. No primeiro ciclo olímpico completo com verba da Lei Piva, que destina dinheiro das loterias ao esporte, o país foi pior, em termos qualitativos, que quatro anos antes, em Atenas (2004).

. Foram 3 ouros, 4 pratas e 8 bronzes, contra 5 ouros, 2 pratas e 3 bronzes nos Jogos na Grécia (2004). Relativamente pouco para o investimento de cerca de R$ 1 bilhão de dinheiro público desde 2002.

. As notícias boas vieram da delegação feminina. Ketleyn Quadros, do judô, conquistou a primeira medalha individual de uma brasileira na história, de bronze. Dias depois, Maurren Maggi foi mais longe, ganhando o ouro inédito no salto em distância. As meninas do vôlei completaram a lista de conquistas com o título na quadra.

. Nas piscinas, Cesar Cielo ascendeu como um dos maiores nomes da modalidade em todo o planeta. Com um bronze nos 100m e o ouro nos 50m, o paulista de Santa Bárbara D’Oeste colocou seu nome entre os heróis olímpicos verde-amarelos.

CURIOSIDADES


.  Murer protagonizou um dos momentos mais lamentáveis dos Jogos Olímpicos de Pequim. Lamentável e triste, especialmente para ela. A atleta era uma das esperanças de medalha do Brasil, mas teve uma surpresa desagradável bem na final de sua prova, o salto com vara.

. Uma de suas varas, que era usada para uma altura específica, simplesmente desapareceu. As cenas da atleta desesperada, procurando o material, rodaram o mundo. Fabiana Murer perdeu a concentração e, consequentemente, não conseguiu a marca que precisava para prosseguir na competição, vencida com direito a recorde pela russa Yelena Isinbayeva.

. O cubano Angel Valodia disputava o bronze entre os pesados no taekwondo quando foi eliminado por um dos juízes. Quando ele fazia o gesto que caracterizava a desclassificação, Valodia, irritado, acertou um chute no seu queixo, deixando-o sangrando. Ele e seu técnico foram banidos de todas as competições internacionais.

. O sueco Ara Abrahamian também chamou atenção pela indisciplina. Ele ganhou o bronze na categoria até 84kg da luta greco-romana, mas, por não concordar com uma decisão dos árbitros na sua semifinal, após receber a medalha, jogou-a no chão, irritado, e deixou, contrariado, o local da premiação.

Você sabia?
. A seleção masculina de vôlei dos EUA sofreu um trauma antes dos Jogos. O sogro do técnico da equipe foi morto a facadas durante uma visita a um ponto turístico. O agressor, cuja motivação não foi esclarecida, suicidou-se logo em seguida, atirando-se do segundo andar do monumento onde eles estavam.

. Ronaldinho Gaúcho, que esteve nos Jogos com a seleção de futebol, sofreu com o antidoping. Ele foi sorteado três vezes pela organização e passou, ao todo, dez horas tentando urinar para que o exame fosse feito.

. Na cerimônia de abertura, considerada quase perfeita pela crítica mundial, uma criança cantora foi dublada. A organização resolveu “esconder” a dona da bela voz por entender que ela não era “perfeita” o suficiente para ser exibida na festa. 

. O treinador sul-coreano Suh Jung-bok foi expulso das competições de Atenas após esbofetear sua pupila, a atleta Ye Gue-rin, na derrota dela nas quartas-de-final do judô.

. Não só a abertura dos Jogos remeteu ao passado grego. A disputa do arremesso de peso foi em Olímpia, sagrado sítio olímpico de mais de 1.500 anos.

. Às vésperas do início dos Jogos, a judoca grega Eleni Ioannou, após uma briga com seu namorado, caiu do prédio onde morava. Aos 20 anos, ela foi internada e morreu duas semanas depois.

. O equatoriano Jefferson Pérez ganhou a medalha de ouro na prova de 20 km da marcha atlética, conquistando a primeira medalha olímpica do Equador.

. Os EUA obtiveram três dos quatro títulos no tênis. Andre Agassi e Lindsay Davenport levaram o ouro nos torneios de simples, e Mary Joe Fernandez e Gigi Fernandez foram campeãs nas duplas femininas.

. Nos torneios de vôlei de praia, todas as partidas foram disputadas em uma praia artificial.

. Após o basquete, ciclismo permitiu a entrada de profissionais. Pentacampeão da Volta da França, o espanhol Miguel Induráin venceu a prova de estrada.

Fontes:

Nenhum comentário: