15 de out. de 2015

EL NIÑO - chuvaradas e secas

No dia 14 de outubro de 2015 a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um relatório enfocando que o El Niño pode deixar quatro milhões de pessoas sem água no mundo.

Confira a matéria postada no site "De Olho no Tempo Meteorologia" (editado)
O relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira (14/10/15) enfoca que o atual período de El Niño, no Oceano Pacífico Equatorial, pode agravar a falta de água potável para a sobrevivência humana em diferentes países, o que afetaria imediatamente mais de quatro milhões de pessoas.

De acordo com o relatório, países da Ásia, principalmente, serão os mais afetados. A falta de água, também dispara os casos de doenças relacionadas, como a desidratação, e consequentemente as mortes.
Somente no Brasil, mais de mil municípios estão sob “situação de emergência” por conta da irregularidade ou falta de chuva, tendo como principal agravante, o El Niño.

Por outro lado, a epidemia de doenças tropicais, como a malária e a dengue, pode se agravar em regiões onde o fenômeno costuma provocar chuva em grande quantidade, como o noroeste da América do Sul e no Sul do Brasil, por exemplo.

Em escala de monitoramento, o atual El Niño de 2015 está muito parecido com o evento de 1997/1998, o qual matou mais de 23 mil pessoas ao redor do mundo, principalmente por enchentes, estiagens e epidemias.
monitoramento 14 10 15 5
(Crédito da imagem: Reprodução/NOAA)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

Nenhum comentário: