14 de jun. de 2010

PORTO ALEGRE - A NOSSA CAPITAL

     A evolução histórica sa fundação de Porto Alegre ocorre em quatro períodos.
     
Os dois primeiros são de penetração territorial anterior ao aparecimento do núcleo urbano. Nota-se isso nos próprios nomes antigos: Porto de Viamão para o reconhecimento geográfico, a passagem dos tropeiros de gado, os currais e invernadas que precederam as sesmarias; Porto do Dorneles, mostrando que o porto ficava na propriedade de Jerônimo de Ornelas, utilizável por quem quissese.

     É o período da ocupação civil e econômica do Rio Grande pelos estancieiros.

     O terceiro período é o da formação do Porto dos Casais (ponto de passagem para os açorianos que se destinavam às demais áreas do Rio Grande) e o quarto, sua elevação a capital, vinte anos depois.
      
          Em 1763, desenvolve-se o pequeno arranchamento, quando ocorreu a invasão espanhola e a capital foi transferida para Rio Grande, em mãos do inimigo, para Viamão.
         
          Em 1773, José Marcelino de Figueiredo transferiu a capital de Viamão para o Porto dos Casais e muda o nome para Porto Alegre. Os dois acontecimentos são simultâneos: nova capital e nome diferente.
        
           José Marcelino de Figueiredo deu o nome de Porto Algre ao Porto dos Casais. onde ele foi buscar esta designação para a nova capital? Portoalegre do Alto Alentejo? Mas os Sepúlvedas, que é a família de Figueiredo, originaram-se da província de Trás-os-Montes. Ele é de Lisboa  nada tem com o Alentejo. Ou consiste numa evocação aos velhos alentejanos que, com os algavios e minhotos, foram os primitivos povoadores dos Açores?
        
          Ou lembra Santana de Porto Alegre, a desaparecida localidade da Ilha Terceira ao tempo de sua colonização, em 1450? Santana, morro de Santana de Porto alegre, no RS, não teve êxito. Repetir, desta forma apenas Porto Alegre para a nova cidade? Dividia-se o nome, pois Santana deixaria de vingar nos arredores de Porto Alegre, e os nomes juntos ninguém se lembrava mais do arquipélago dos Açores. Eis um detalhe que ainda não foi esclarecido.
    
Você conhece outra versão sobre a origem de Porto Alegre?
Deixe seu comentário.          

Nenhum comentário: