12 de ago. de 2009

A ORAÇÃO DO GAÚCHO - DOM LUIZ FELIPE DE NADAL



DOM LUIZ FELIPE DE NADAL

Natural de Guaporé-RS, Linha 4a. Série, na época distrito de Muçum, hoje Linha Dom Luiz Felipe, nasceu em 1º/05/1916, filho de Francisco de Nadal e Tereza Dendena de Nadal, era o primogênito dos 13 irmãos.
1927 - Entrou no Seminário de São Leopoldo, com 11 anos de idade, onde fez seus estudos de humanidade, filosofia e teologia.
22/10/1939 - Ordenado sacerdote, pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom João Becker e nomeado bispo 16 anos depois.
29/06/1955 – Aconteceu sua ordenação episcopal, escolhendo o lema: "Oboediens In Laetitia".
15/08/1955 - Tomou posse na Diocese de Uruguaiana-RS, da qual foi o 3º Bispo. A solenidade da posse canônica de Dom Luiz Felipe de Nadal foi realizada pelo Sr. Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre Dom Vicente Scherer, na Catedral de Uruguaiana.
1º/07/1963 - Faleceu com 47 anos de idade, 23 de sacerdócio e 8 de episcopado, em um acidente aéreo, quando o DC 3 da VARIG, caiu no 1º Distrito de São João da Bela Vista, a 7,5 km de Passo Fundo-RS, por volta das 18h10min. Até cerca da meia-noite o corpo de Dom Luiz foi velado na Catedral Diocesana de Passo Fundo e transportado depois, via terrestre, para Uruguaiana, onde chegou pelas 18 horas de 2 de julho, passando a ser velado em sua própria catedral. No dia 3, de manhã, as solenidades de sepultamento tiveram a assistência de todos os senhores bispos do RS, com exceção do senhor bispo de Frederico Westphalen, impossibilitado de comparecer. A missa exequial, rezada pelo Arcebispo Metropolitano, bem como a solene encomenda, realizou-se em altar armado na frente da catedral, para onde também fora levado o corpo.
O rádio era sua grande paixão. Foi radioamador ativo e, em Porto Alegre, ainda padre, criou e dirigiu vários programas na Rádio Difusora, como "Tio Valeriano", programa infantil, "Hora do Angelus” e "A Hora Católica" que informava tudo sobre a Igreja. Em Uruguaiana fundou a Rádio São Miguel, emissora da Diocese. Transmitiu diretamente do Vaticano as cerimônias de coroação do Papa João XXIII, fato inédito para a época. Grande incentivador dos meios de comunicação social, também fundou a Sociedade Magistério no Ar - Somar, programa pioneiro de alfabetização de adultos.
Dom Luiz Felipe de Nadal concluiu o Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus e criou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uruguaiana-RS. A seu pedido, o Papa Pio XII declarou Nossa Srª Conquistadora padroeira da Diocese de Uruguaiana, ao lado de São Miguel Arcanjo. Teve ainda grande preocupação pelas famílias e pela integração da evangelização com a cultura do povo. Era poeta tradicionalista, autor de várias poesias e orações com termos gauchescos, membro do Movimento Tradicionalista Gaúcho e da Estância da Poesia Crioula, que a Academia de Letras dos vates e prosadores nativistas gaúchos.

DE SUA AUTORIA A PRECE DO GAÚCHO:
"Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e com licença, Patrão Celestial. Vou chegando, porque, enquanto cevo o amargo das minhas confidências, ao romper da madrugada e ao descambar do sol, preciso camperear por outras invernadas e repontar do céu a força e a coragem para o entrevero do dia que passa. Eu bem sei que qualquer guasca, bem pilchado, de faca, rebenque e espora, não se afirma nos arreios da vida, se não se estriba na proteção do céu. Ouve, Patrão Celeste, a oração que te faço, ao romper da madrugada e ao descambar do Sol. Tomara que todo o mundo seja irmão! Ajuda-me a perdoar as afrontas e a não fazer aos outros o que não quero pra mim. Perdoa-me, Senhor, porque, rengueando pelas canhadas da fraqueza humana, de quando em vez, quase sem querer, eu me solto porteira-fora... Eta, potrilho xucro, renegado e caborteiro... Mas eu te garanto, meu Senhor, quero ser bom e direito. Ajuda-me, Virgem Maria, primeira prenda do céu. Socorre-me, São Pedro, capataz da estância gaúcha. Pra fim de conversa, vou te dizer, meu Deus, mas somente pra ti: que tua vontade leve a minha de cabresto pra todo sempre e até a querência do céu. Amém."

07/02/1971 - Em Passo Fundo, numa iniciativa do tradicionalista Catarino Azevedo, foi fundado o CTG "Dom Luiz Felipe De Nadal". A justificativa do nome do Patrono do CTG estava no fato de ter sido ele o primeiro prelado a viver ativamente junto aos tradicionalistas, criando a "Missa Crioula" e a "Prece do Gaúcho".
Seus restos mortais estão sepultados na cripta da Catedral de Uruguaiana-RS.
Na cidade de Porto Alegre, RS, no bairro Moinhos de Vento, conforme Lei nº.8.905, de 22/05/2002, sancionada pelo Prefeito Municipal João Verle, foi inaugurada a Praça Dom Luiz Felipe De Nadal, em sua homenagem.
Colaboração de Ivan Dorneles Rodrigues -

2 comentários:

Unknown disse...

Esta oração e belíssima! Realmente uma poesia. Conheci esta oração em um programa do Rolando Boldrin "Sr Brasil" quando recitou a mesma na abertura do seu programa. Obrigado por partilhar a historia de Dom Felipe que tambem e muito bonita e não conhecia

Anônimo disse...

Linda oração e Linda a história da vida deste padre, obrigada por trazer a conhecimento de todos q muitas vezes a recitam e não sabem a história do autor da mesma.