12 de out. de 2008

LIXO ELETRÔNICO - O QUE FAZER?

Li uma reportagem da Revista Planeta (edição 433 - Out/2008) que aborda sobre o problema do lixão eletrônico. Garimpei alguns trechos que compartilho com vocês.
"Descartados em países desenvolvidos, aparelhos eletrônicos como televisores e computadores geralmente vão parar em nações em desenvolvimento, como Gana - e lá se tornam um grande problema para a saúde e o meio ambiente.

Os equipamentos eletrônicos são uma das mais conhecidas fontes de metais pesados, materiais tóxicos e poluentes orgânicos no lixo urbano. Devido à velocidade com que a tecnologia está mudando, as pessoas trocam seus aparelhos a intervalos cada vez mais curtos; só nos EUA, estima-se que cerca de 30 milhões de computadores sejam jogados fora anualmente.

As preocupações com o lixo eletrônico (e-wast, em inglês) estão crescendo ao redor do mundo, em especial nos países desenvolvidos.

E-wast - nome genérico atribuído aos aparelhos eletrônicos ou computadores descartados (TV, computador, aparelho de ar condicionado, celular, elevadores, geladeira, lava-louças, secadoras...).

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, dos cerca de 30 milhões de computadores jogados fora anualmente no país, apenas 14% são reciclados. [...] O tempo de vida médio dos computadores norte-americanos reduziu-se a menos de dois anos. Para a maioria das pessoas, o encanto da nova tecnologia é tão forte que os usuários preferem comprar um novo computador a reformar um velho, e os PCs que não podem ser reformados vão se juntar à pilha de aparelhos descartados.

O e-wast é conhecido por conter poluentes químicos perigosos lançados na atmosfera e nas águas subterrâneas. As formas de descarte, que incluem o despejo dos aparelhos velhos em aterros ou sua queima, também expõem os humanos e o meio ambiente a um coquetel de venenos e substâncias químicas tóxicas, como o chumbo, cádmio, mercúrio e arsênio.

A ausência de qualquer política transparente de lixo eletrônico em Gana - na África Ocidental - torna assustadora a situação do país. Os ambientalistas acreditam que um grande volume de lixo eletrônico descartado em nações desenvolvidas é enviado para países em desenvolvimento, expondo a problemas de saúde pessoas despreparadas para enfrentar a situação decorrente disso."

Agora queremos saber:

Qual o destino do teu lixo eletrônico?




trabalho realizado pela aluna Caroline, do 6º ano - Escola Técnica Dimensão, na aula de Informática.

23 comentários:

Anônimo disse...

professora achei que essas pessoas nos EUA e Gana se concientizar com o lixo eletrônico por causa da POLUIÇÃO.

ASS:MAURICIO e GABRIEL

Anônimo disse...

oi sora
é o luis
fiel leitor do teu blog
sabes que amo suas postagems
bem
sobre essa postagem novinha em folha recem saida do forno
eu adorei
acho que temos duas opsoes sobre oq fazer com o tal chamado "e-lixo"
ou
integrar o objeto para a empresa fabricante (se esta tiver um programa específico para reciclar o tal objeto)
ou guardar para sempre heheheheheh
aiaaiaiaa


bela postagem



te adoru


do teu queriiiiiiiiiiido aluninho



luis

Anônimo disse...

oi professora Anira,nós adoramos o seu blog,e sabemos a concequencia da modernidade,sabemos que temos de reciclar algumas coisas e vamos procurar fazer isso. Obrigada por nos alertar beijos Eduarda e Gabriela turma 61

Anônimo disse...

ola aqui é a Ana Paula e Raquel achamos interessante a sua postagem porque faz as pessoas pensarem mais aonde vai parar o lixo eletronico. Tambem vi uma reportagem que as maqinas cassaniqueis se transformam em computadores para escolas carentes!!!

MUITOS ABRAÇOS

manoellavirote disse...

Olá professora Anira,aqui é a Ana Patrícia e a Manoela da 6ª série.
Achamos muito importante a postagem sobre lixo eletrônico e gostarimos de dizer que tem gente que realmente as pessoas jogão os pcs fora e não querem usar o computador velho porque tem muitos outros novos e querem usar os pcs novos e botão fora.
Beijos

manoellavirote disse...

Olá professora Anira,aqui é a Ana Patrícia e a Manoela da 6ª série.
Achamos muito importante a postagem sobre lixo eletrônico e gostarimos de dizer que tem gente que realmente as pessoas jogão os pcs fora e não querem usar o computador velho porque tem muitos outros novos e querem usar os pcs novos e botão fora.
Beijos

Anônimo disse...

eu acho que esses empresarios americanos podres de ricos deviam concientizar com poluição eletronica.thiago leão seu aluno

Anônimo disse...

prof ta muito d+ o seu blog, amei as postagens.


Thaiane e Marcos
beijocas

Anônimo disse...

Oii sora, adoramos o texto.Achamos muitu interessante e q deveriamos estudar mais sobre isso na aula.
Sabemos a importância de reaproveitarmos o lixo, pois ate mesmo o lixo tecnológico tem uma utilidade depois de ter sido usado.

de:Vitória

Rafaela

e Marina.

te adoramos!!!

beijos nos vemos na aula!

Anônimo disse...

ETA Professora Anira está cada vez se superando, mais e mais, está de parabéns, esta postagem além de ser interessante e instrutiva, chamou a atenção dos teus alunos e isso é maravilhoso e é o primeiro passo para a conscientização.

Beijos e Abraços do seu aluno mais querido.

Moedas Gratis Habbo disse...

Os meus pais mandam arrumar

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante e eu tenho um celular a mais de 5 anos e nunca troquei de celular. Pedro Henrique

Anônimo disse...

Eu sempre que tenho alguma coisa estragada eu dou para alguém. Amanda

Moedas Gratis Habbo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Pedro Manoel,Christian e Marcos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi professora Anira, achamos esta postagem muito legal! Bjinhos Michelle 4ª série.

Anônimo disse...

NA minha casa meu Pai arruma os computadores e outros a mais.
Prof. Anira, adorei o seu trabalho.

ASS: Maria Eduarda Abreu Bonebergr 4ª.

Anônimo disse...

Oi professora Anira, achei essa postagem muito interessante e legal. De Júlia da 4ª série.

Anônimo disse...

Quando meu computador ou celular ou outras coisas eletrônicas estragam eu mando para conserto ou vendo.
Quando meu computador estraga minha mãe manda consertar.
Quando o meu computador estragou meu pai trocou o monitor.

Maria Eduarda Lippmann Pinheiro
Jordana Luz da Rosa
Mariana Costa Ramos

Pedro Manoel,Christian e Marcos disse...

EU TENHO SETE CELULARES,QUATRO NÃO ESTÃO FUNCIONANDO,E TRÊS SIM!!!
ASS:PEDRO MANOEL VINADÉ PAZ 4ª SÉRIE

Anônimo disse...

Quando uma coisa estraga eu mando arrumar ou vendo e comprou outra.
João
Quando alguma coisa estraga eu dou para alguém é claro que eu as vezes mando arumar e depois eu dou para alguém aproveitar o que eu não uso mais ou não quero mais.
Daniel

Anônimo disse...

Meu pai leva as pilhas para a Gerdau.
E o computador para arrumar.
Prof. Anira adorei o seu trabalho .bjs


ASS:Victória Vencato. 4ª

Anônimo disse...

SORA TÁ MUITO TRI SORA TE ADORO NOS VEMOS AULA QUE VEM! BJS MICHELLE FREITAS CLAVIJO 4ª SÉRIE.